publicidade
08/06/18
Petição online quer salvar vaquinha Penka do sacrifício. Foto: reprodução
Petição online quer salvar vaquinha Penka do sacrifício. Foto: reprodução

O drama de Penka, vaca condenada à morte após cruzar fronteira na Europa sem querer

08 / jun
Publicado por Priscila Miranda em Outros animais às 10:37

Uma simples “pulada de cerca” pode causar a morte de um animal e já criou uma crise diplomática na Europa. A vaca Penka desgarrou-se de seu rebanho na Bulgária e acabou atravessando a fronteira com a Sérvia. A distração da vaquinha, que pode ter fugido de lobos, fez com que seu criador começasse uma grande busca por ela, que iniciou o impasse burocrático entre os dois países.

De acordo com a BBC, o fazendeiro Ivan Haralampiev chegou a entrar em contato com autoridades locais sérvias para encontrar Penka. Até a patrulha da fronteira foi acionada. A vaca foi encontrada na vila de Bosilegrad, no território sérvio, sendo cuidada por moradores da região. Pensando que voltaria tranquilo com Perka para a Bulgária, Haralampiev tomou um susto ao descobrir que não poderia levá-la viva para seu país.

Leia também: Programa Coisas de Pet estreia nesta sexta-feira na TV JC

Parque de Exposições terá evento de adoção de cães e gatos neste sábado

Isso porque a Sérvia não faz parte da União Europeia. A regra da UE é que o animal precisa ser sacrificado para voltar à Bulgária. Há o risco de levar doenças para os países europeus. O fazendeiro ficou ainda mais triste por acreditar que a vaquinha esteja prenha.

Ainda segundo a BBC, mesmo assim, o criador de Penka conseguiu levar a vaca condenada à morte para a Bulgária.

Comoção na Europa

A história de Penka chegou ao Parlamento Europeu. O político inglês John Flack iniciou uma corrida para ajudar a vaquinha. Ele estaria articulando com políticos da Bulgária e da Sérvia o não sacrifício do animal. Flack teria até assumido os custos de um veterinário para que a burocracia seja cumprida. E Penka sobreviva. 

“Certamente este é um caso onde o pragmatismo deve prevalecer sobre uma leitura estrita das leis, já que as autoridades não veem que tiveram uma séria falha de senso comum e compaixão”, disse Flack. A demanda do político chegou ao presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani, e ao primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov.

Petição online

Com a repercussão do caso, muitas pessoas decidiram lançar uma petição online para salvar a vaca. O documento que pede o não sacrifício dela já conta com mais de 20 mil apoiadores até a publicação deste post, nesta sexta (8). No site da Change.org, a meta é de 25 mil assinaturas.

Ajude-nos a fazer o melhor conteúdo para você!


FECHAR