Secretaria de Saúde confirma primeiro caso suspeito de coronavírus em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/02/2020 às 19:23
Foto: Cortesia FOTO:

ATUALIZADO ÀS 21h35 - A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, durante coletiva de imprensa, na noite desta terça-feira (25), que uma passageira do voo 6954, da Companhia Azul, que partiu de São Paulo (Guarulhos) e chegou no Recife com sintomas similares aos do coronavírus, é o primeiro caso suspeito da doença no Estado. A mulher de 51 anos, de nome não revelado, foi retirada da aeronave e examinada por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo encaminhada para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, uma das unidades de referência selecionadas para fazer o atendimento especializado de possíveis casos do coronavírus. A aeronave em que a paciente estava transportava 132 passageiros e, segundo a SES, todos preencheram uma ficha e foram avaliados para possível contato, se necessário, após o resultado dos exames da paciente.

Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a paciente é moradora de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e foi fazer um curso no Norte da Itália, dia 13 de fevereiro. Apresentou febre nos dias 17 e 18 de fevereiro; atualmente relata dor de garganta e moleza no corpo. "Importante dizer para população que o plano de contingência que foi montado pelo Estado de Pernambuco funcionou a contento, tanto por parte do acionamento da Anvisa, do suporte que foi dado pelo Samu metropolitano da Prefeitura da Cidade do Recife, como da referência para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz. A paciente foi adequadamente transportada, isolada, está fazendo os exames necessários. A partir da mudança do diagnóstico em relação a pacientes oriundos da Itália, ela se enquadra como caso suspeito."

A paciente já passou por exames laboratoriais, que seguiram para análise no Lacen de Pernambuco (testes para influenza) e no Instituto Evandro Chagas, no Pará (teste específico para o coronavírus). Os resultados devem sair em até 72 horas.

Mais sobre o novo coronavírus

» Veja lista de hospitais que serão referência em Pernambuco

» Chá imunológico contra coronavírus? Confira mitos, verdades e incógnitas sobre a epidemia

» É possível adoecer mais de uma vez? Tire as suas dúvidas sobre a nova ameaça global

» Saiba o que acontece se avião ou navio relatar um caso suspeito a bordo

» Coronavírus: idade média das vítimas é de 72 anos

Em nota à imprensa, a assessoria da Azul disse que o desembarque dos passageiros e tripulantes do voo 6954 ocorreu sem intercorrências e todos eles foram avaliados e liberados pela Anvisa. "A aeronave foi submetida a um procedimento de limpeza com agentes bactericidas e liberada para demais programações." O voo chegou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 15h51. Confira a íntegra da nota:

"A Azul informa que, após o pouso do voo 6954, que partiu de São Paulo (Guarulhos) para o Recife na tarde desta terça-feira, uma de suas clientes foi encaminhada para o serviço médico da cidade com sintomas similares aos da doença provocada pelo Coronavírus. O desembarque ocorreu sem intercorrências e os demais clientes e tripulantes da companhia foram avaliados e liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A aeronave foi submetida a um procedimento de limpeza com agentes bactericidas e liberada para demais programações. A Azul está colaborando com as organizações de saúde do Brasil na investigação do caso, e a cliente será acompanhada pela Anvisa e pela unidade de saúde onde está sendo atendida."

Secretário de Saúde de PE, André Longo, confirmou que paciente de 51 anos é 1º caso suspeito de coronavírus no Estado

Teste positivo no Brasil

O Brasil registrou, nesta terça-feira (25), o primeiro caso de um paciente com teste positivo para coronavírus no País. O Ministério da Saúde divulgou a informação e disse que amostras de material coletado nos exames do homem foram encaminhados para contraprova, que só deve ter o resultado divulgado na quarta-feira (26).

O ministério disse que o caso foi detectado no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. O centro médico registrou a notificação de caso suspeito de doença pelo coronavírus e seguiu o protocolo. Segundo o governo federal, o hospital enviou a amostra para contraprova no laboratório de referência, do Instituto Adolfo Lutz, para validação. Se a contraprova der novamente positivo, será o primeiro caso confirmado de infecção no País. Os exames estão em andamento.

O paciente é um homem de 61 anos que esteve na região da Lombardia, norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro.

Ele viajava a trabalho e sozinho, conforme a pasta. Ao voltar ao Brasil, ele apresentou sinais e sintomas da doença como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. O ministério informou que o paciente "está bem, com sinais brandos". As Secretarias de Saúde do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo realizam agora a identificação de pessoas que tiveram contato com o paciente na residência, hospital e no voo, com auxílio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da companhia aérea.

No mundo, a China anunciou que há 77.779 casos de Covid-19, como é denominado o novo coronavírus, no país com 2.666 mortes. Na Coreia do Sul, a quantidade de casos confirmados subiu para 977, e 10 pessoas morreram pela doença. No Japão já são 853 infecções confirmadas. O Irã confirmou 16 mortes pela doença no país e pelo menos dois funcionários do governo estão infectados. A Áustria tem dois casos confirmados na cidade de Innsbruck. Croácia, Suíça e Espanha tiveram um caso confirmado. Na Itália, agora são 11 vítimas fatais com 322 casos no país, que até o momento soma 10 nações atingidas no continente europeu.

O mundo "simplesmente não está preparado" para enfrentar a epidemia de coronavírus, afirmou nesta terça-feira o especialista que comandou a missão conjunta Organização Mundial da Saúde na China, Bruce Aylward. Veja mais no vídeo da AFP: