Hospital Getúlio Vargas promove mutirão de cirurgia reconstrutora urológica

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/07/2018 às 16:32
Procedimentos serão realizados em 30 pacientes, de 19 a 21 de julho. Foto: Divulgação/ Miva Filho
Procedimentos serão realizados em 30 pacientes, de 19 a 21 de julho. Foto: Divulgação/ Miva Filho FOTO: Procedimentos serão realizados em 30 pacientes, de 19 a 21 de julho. Foto: Divulgação/ Miva Filho

Cerca de trinta pacientes que aguardam por uma cirurgia urológica no Hospital Getúlio Vargas (HGV) serão beneficiados pelo 3º Mutirão de Cirurgia Reconstrutora Urológica da unidade, que começa nesta quinta-feira (19) e segue até o sábado (21).

20 profissionais, sendo 13 urologistas e 8 médicos residentes, participam da ação, além de três especialistas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A expectativa é que sejam realizadas, pelo menos, dez cirurgias por dia.

Segundo o coordenador do setor de Urologia Reconstrutora do Hospital e da Residência Médica de Urologia, Gustavo Wanderley, os procedimentos serão realizados em pacientes com diagnóstico de estenose da uretra severa, quando há o estreitamento do canal urinário; incontinência urinária grave, caracterizada pela perda involuntária de urina; e fístulas urinárias que requerem correção cirúrgica. As cirurgias podem levar entre duas e quatro horas para serem realizadas e os pacientes têm alta médica em até 48 horas.

Para participar do mutirão, os pacientes passaram por triagem, que levou em consideração a complexidade do caso e o tempo de espera pelo procedimento. Entre 2017 e 2018, a clínica urológica do HGV realizou 7.445 atendimentos ambulatoriais e 1.098 pacientes passaram por cirurgia urológica neste mesmo período.

"Considerando que são três dias de cirurgias podemos dizer que este volume no número de procedimentos é único no País. São problemas frequentes que acometem o sexo masculino e muitos pacientes portadores dessas enfermidades necessitam de cirurgias mais complexas, envolvendo a uretra, para conseguirem ter uma melhora na qualidade de vida. A expectativa é solucionar estes casos com a atuação da nossa equipe médica e com o auxílio destes profissionais convidados com treinamento adequado para realização da cirurgia uretral", comenta Gustavo Wanderley.

As últimas duas edições do mutirões ocorreram nos anos de 2012, com 32 pacientes beneficiados; e 2015, com 47 pacientes atendidos.

O Hospital Getúlio Vargas, que é a principal referência no Estado para esse tipo de procedimento, é certificado pelos ministérios da Saúde e Educação, desde 2004, como hospital de ensino, oferecendo residência médica em várias áreas, com destaque também na especialidade de cirurgia urológica, de mão, do aparelho digestivo e de coluna.