Gripe: idosos são 2º grupo a atingir meta da campanha de vacinação no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/05/2018 às 14:29
A campanha de vacinação contra a gripe, que agora vai até o dia 15 de junho, já imunizou 166.265 idosos no Recife (Foto: Sérgio Bernardo/Divulgação)
A campanha de vacinação contra a gripe, que agora vai até o dia 15 de junho, já imunizou 166.265 idosos no Recife (Foto: Sérgio Bernardo/Divulgação) FOTO: A campanha de vacinação contra a gripe, que agora vai até o dia 15 de junho, já imunizou 166.265 idosos no Recife (Foto: Sérgio Bernardo/Divulgação)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que agora vai até o dia 15 de junho, já imunizou 166.265 idosos no Recife - número corresponde a 90,4% da população a partir dos 60 anos que vive na capital pernambucana. Com isso, os idosos são o segundo público-alvo a atingir a meta da campanha, que é atingir, pelo menos, 90% do grupo elegível para a vacinação. O primeiro a alcançar a meta, no Recife, foram as puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto).

Leia também:

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 15 de junho

Vacina contra gripe: professor, vá a um posto e entre para o time da saúde

Considerando todos os públicos-alvo, a capital pernambucana vacinou aproximadamente 295 mil pessoas, o que representa 79,13% do grupo prioritário da mobilização na capital pernambucana. Esse total considera os seguintes grupos com indicação para a vacina: crianças, idosos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior.

Outros públicos ainda estão longe de atingir a meta, como as gestantes (71,6%) e crianças (59,5%). "A faixa etária entre 6 meses e 4 anos é a que menos de vacinou até o momento. É o público-alvo que mais tem preocupado. Por isso, estamos investindo no trabalho de sensibilização das famílias, que devem levar as crianças aos postos de saúde. Além disso, cada distrito sanitário tem ido a creches e escolas para vacinar esse grupo prioritário", frisa a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) Elizabeth Azoubel.