Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 15 de junho

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/05/2018 às 9:04
A expectativa é vacinar pelo menos 90% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra gripe (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)
A expectativa é vacinar pelo menos 90% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra gripe (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação) FOTO: A expectativa é vacinar pelo menos 90% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra gripe (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

Da Agência Brasil

O Ministério da Saúde anuncia a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que agora vai até o dia 15 de junho. A decisão foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. Inicialmente, o fim da campanha estava previsto para esta sexta-feira, 1° de junho.

De acordo com os últimos dados do ministério, a campanha imunizou 35,6 milhões de pessoas, o que equivale a 66% do público-alvo. Para atingir a meta de imunizar 54,4 milhões de pessoas, o governo espera, com a prorrogação da campanha, vacinar os 18,8 milhões de brasileiros e brasileiras que ainda não receberam a dose da vacina.

No recorte por Estados, Goiás (99,8%) e Amapá (91%) atingiram a meta de 90%. E mais se aproximam da meta estabelecida: Ceará (84%), Distrito Federal (78,5%) e Espírito Santo (77,4%). Por outro lado, os Estados com menor cobertura da vacina são Roraima (32,5%), Rio de Janeiro (47,6%), Rondônia (51,3%), Amazonas (51,9%) e Acre (52%).

O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Caso haja disponibilidade de vacinas, os municípios podem ampliar o público para crianças de cinco a nove anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos. O Ministério destaca, no entanto, a importância de o público-alvo prioritário que ainda não se imunizou procurarem os postos de saúde. De acordo com o Ministério, 100% das 60 milhões de doses de vacina já foram distribuídas aos Estados.

Até o momento, o público com maior cobertura são as puérperas (78%), seguido por idosos (75%), professores (73%), trabalhadores da saúde (71,6%), indígenas (63,6%) e gestantes (55%). Já entre as crianças com idades entre seis meses e cinco anos, o índice de vacinação está em pouco menos da metade (49,7%).

Mortes por gripe

De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, foram registrados 2.088 casos de gripe em todo País e 335 pessoas morreram em decorrência da doença. O tipo mais grave de gripe foi o H1N1, com 218 óbitos e 1.262 casos. Das pessoas que faleceram, 70% possuíam ao menos algum fator de risco, como idosos com mais de 60 anos cardiopatas, pneumopatas e com diabetes.