EUA: cardápios terão de incluir calorias dos alimentos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/05/2018 às 10:54
Nos Estados Unidos, já é obrigatória a apresentação das calorias nos menus (Foto: Pixabay)
Nos Estados Unidos, já é obrigatória a apresentação das calorias nos menus (Foto: Pixabay) FOTO: Nos Estados Unidos, já é obrigatória a apresentação das calorias nos menus (Foto: Pixabay)

Da AFP

Os restaurantes e demais estabelecimentos do setor passaram a ser obrigados, desde a segunda-feira (7/5) e em todo os Estados Unidos, a indicar as calorias em seus produtos e pratos, em aplicação de uma lei adotada ainda no governo Barack Obama.

A indicação das calorias nos restaurantes é um fenômeno em expansão nos Estados Unidos, um país onde a obesidade afeta mais de um terço da população.

A lei faz parte do dispositivo legislativo sobre a Saúde Pública conhecido como Affordable Care Act, o chamado "Obamacare", adotado em 2010 e cuja aplicação tem sido continuamente adiada.

"Os consumidores poderão entrar em qualquer rede de restaurantes, ou estabelecimento do país, e saber quantas calorias tem cada alimento", escreveu a Food and Drug Administration (FDA), agência que regula o setor de remédios e de alimentos, em sua página institucional, na semana passada.

"Os estudos recentes mostram que o detalhamento nos menus permite reduzir entre 30 e 50 o número médio de calorias consumidas em cada visita", acrescenta a nota escrita pelo delegado da FDA, Scott Gottlieb.

Essa informação passou a ser obrigatória, desde a segunda-feira (7/5), em todas as redes, incluindo salas de cinema, máquinas, cafés, parques de diversões e padarias.