Primeira lente de contato que escurece no sol é aprovada nos Estados Unidos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/04/2018 às 20:37
Quem usa lentes de contato deve tomar cuidado com o uso e a conservação do produto (Foto: Leo Motta/JC Imagem)
Quem usa lentes de contato deve tomar cuidado com o uso e a conservação do produto (Foto: Leo Motta/JC Imagem) FOTO: Quem usa lentes de contato deve tomar cuidado com o uso e a conservação do produto (Foto: Leo Motta/JC Imagem)

Já desejou usar lentes de contato com grau que escurecem no sol? Pelo menos, nos Estados Unidos, isso será possível em 2019 (sem preço definido ainda). Por lá, o produto com grau adaptável à iluminação, produzido pela marca Acuvue (da Johnson & Johnson), acaba de ser aprovado pela Food & Drug Administration (FDA, a agência americana que regula alimentos e medicamentos).

Leia também:

Confira 5 dicas para evitar a contaminação das lentes de contato

As lentes de contato que controlam a quantidade de luz recebidas pelos olhos usam a tecnologia Transitions. Sim, é igual aos óculos de grau que escurecem. As novas lentes podem ser usadas por quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo. "Essa lente de contato é a primeira do tipo a incorporar a mesma tecnologia usada em óculos que escurecem automaticamente ao sol", disse a diretora da Divisão de Oftalmologia da FDA, Malvina Eydelman.

Para liberar o produto, a FDA revisou as evidências científicas, incluindo um estudo clínico com 24 pacientes que avaliaram o desempenho ao dirigir veículos durante o dia e à noite, enquanto usavam as lentes de contato. Os resultados do estudo demonstraram que não houve evidência de preocupações com a segurança na direção.

Essas lentes de contato são destinadas ao uso diário por até 14 dias. Depois, devem ser trocadas. Os pacientes não devem dormir com o produto nem usá-lo por mais tempo do que o recomendado por um oftalmologista. E mais: são lentes que não devem ser usadas como substitutas dos óculos de proteção UV.

Para o diretor de marketing de Acuvue na América Latina, Marcus Savoi, o produto representa “uma solução que ajuda os usuários de lentes de contato a gerenciar as condições de luz que enfrentam todos os dias”. Ainda não há previsão de aprovação e comercialização no Brasil.