Gripe: postos fecham na véspera e no Feriado do Dia do Trabalhador; vacinação só volta na quarta

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/04/2018 às 15:22
No Recife, vacinação para no feriadão e volta, na quarta-feira, em cerca de 170 postos fixos, como unidades de saúde da família, Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e policlínicas  (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
No Recife, vacinação para no feriadão e volta, na quarta-feira, em cerca de 170 postos fixos, como unidades de saúde da família, Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e policlínicas (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: No Recife, vacinação para no feriadão e volta, na quarta-feira, em cerca de 170 postos fixos, como unidades de saúde da família, Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e policlínicas (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Na segunda-feira, 30 de abril, e na terça-feira (1º), Feriado do Dia do Trabalhador, estarão fechadas as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e as Unidades Básicas Tradicionais. Elas voltam a funcionar apenas na quarta-feira (2). Estarão abertas, só para as pequenas urgências das áreas cadastradas, nos dois dias do feriadão, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Assim, no Recife, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, doença conhecida como gripe, será retomada apenas na quarta-feira (2). Na capital pernambucana, a vacina pode ser encontrada em cerca de 170 postos fixos da Secretaria Municipal de Saúde – entre eles, unidades de saúde da família, Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e policlínicas – que funcionam das 8h às 17h. A campanha vai até o dia 1º de junho. Nesse período, a meta é vacinar 90% do público-alvo.

Leia também:

Morre paciente com H1N1 internado no Imip; é o 1º óbito associado à gripe em PE de 2018

O grupo prioritário é formado por crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, profissionais das redes pública e privada de educação e de saúde, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio, véspera do Dia das Mães. Em 2017, o Recife aplicou 368 mil doses da vacina, que garante proteção contra três tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.