Tira-dúvidas: 'Estou gripada já faz 6 dias e não melhoro. É normal?'; infecto responde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/04/2018 às 8:04
Infectologista alerta que é preciso ficarmos atentos a sinais da presença de uma forma mais grave da síndrome gripal, conhecida por SRAG (sigla para síndrome respiratória aguda grave), que pode se caracterizar por dificuldade de respirar (Foto ilustrativa: Pixabay)
Infectologista alerta que é preciso ficarmos atentos a sinais da presença de uma forma mais grave da síndrome gripal, conhecida por SRAG (sigla para síndrome respiratória aguda grave), que pode se caracterizar por dificuldade de respirar (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Infectologista alerta que é preciso ficarmos atentos a sinais da presença de uma forma mais grave da síndrome gripal, conhecida por SRAG (sigla para síndrome respiratória aguda grave), que pode se caracterizar por dificuldade de respirar (Foto ilustrativa: Pixabay)

Pergunta da profissional de marketing Lúcia Albuquerque, 33 anos: "Estou gripada já faz seis dias e ainda não melhorei. É normal? Quanto tempo duram os sintomas?".

Clique aqui e leia tudo o que o Casa Saudável já publicou sobre gripe

O infectologista Paulo Sérgio Ramos, do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), responde:

"Sim, o seu quadro parece estar dentro de um contexto esperado. Um episódio de gripe costuma durar de cinco a sete dias. Nesse período, a pessoa habitualmente apresenta febre associada a dois ou mais de outros sintomas, como dor ou irritação na garganta, dor muscular, fadiga, dor de cabeça, obstrução nasal e tosse. Para a maioria das pessoas, não há tratamento específico; apenas se controlam os sintomas com medicamentos. Idosos, pessoas imunodeprimidas, gestantes e pacientes com doenças crônicas devem procurar ajuda médica, pois podem se beneficiar do uso de medicação antiviral, se iniciada precocemente. É também importante ressaltar que se deve ficar alerta aos sinais da presença de uma forma mais grave (da síndrome gripal), conhecida por SRAG (sigla para síndrome respiratória aguda grave), que pode se caracterizar por dificuldade de respirar. Nesse caso, há necessidade de pronto atendimento."

Envie também a sua dúvida para [email protected]