Livro reúne histórias de pessoas que transformaram o sorriso com próteses faciais em 3D

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/03/2018 às 12:08
Karla Gouvea Dias tem a história contada no livro (Foto: Marcio Lauria Filho/Divulgação)
Karla Gouvea Dias tem a história contada no livro (Foto: Marcio Lauria Filho/Divulgação) FOTO: Karla Gouvea Dias tem a história contada no livro (Foto: Marcio Lauria Filho/Divulgação)

Reconstruir-se é o tema central do livro Identidade Cultural – da Literatura para a Razão. De autoria da historiadora Vanilda Ribeiro dos Santos e com curadoria do especialista em cirurgia bucomaxilofacial Luciano Dib, professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade Paulista (Unip) e professor-colaborador na  Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a obra reúne 20 histórias de pessoas com 'deformidades bucomaxilofaciais', que reconfiguraram suas trajetórias de vida na redescoberta da autoestima e, assim, tornaram-se protagonistas de suas próprias histórias.

Confira a audiodescrição de uma das histórias:

Dessa forma, o livro aborda as trajetórias em que o sorriso é sujeito, interpretado na visão de diferentes escritores nacionais e estrangeiros desde o século 14, convidando o leitor a uma profunda reflexão. Para Luciano Dib, a iniciativa da produção do livro e da exposição constitui a forma de unir o sorriso dos personagens à prosa e à imagem. “O sorriso que se pretende ilustrar no livro é menos o ‘sorriso dos dentes’ e muito mais o ‘sorriso dos olhos’, que verdadeiramente expressam o ‘sorriso da alma’. Ao entrar em contato com o relato da história de vida dos personagens, o leitor encontra uma fonte de inspiração, fazendo que a alegria de viver seja um grande manancial de energia para o dia a dia”, conta.

Entre as várias histórias apresentadas, chama atenção a de Carlito Conceição, vítima de um câncer facial agressivo que o levou a utilizar uma prótese, substituindo boa parte de sua face esquerda. Entre o fim de 2016 e o início de 2017, Carlito ficou mundialmente conhecido por ser um dos primeiros pacientes a usar as primeiras próteses faciais em 3D do mundo, produzidas a partir de fotografias tiradas com uma câmera comum de smartphone.

As pesquisas evoluíram até chegar à conclusão da prótese e, atualmente, prosseguem como tema de doutorado em odontologia bucomaxilofacial do dentista peruano Rodrigo Salazar Gamarra, ainda na Unip e com apoio do 3D designer Cícero Moraes.

Serviço:

Livro Identidade Cultural - da Literatura para a Razão 

Autoria: Vanilda Ribeiro dos Santos

Curadoria: Luciano Lauria Dib

Fotografia: Márcio Lauria Filho

Textos em Inglês, Braille, CR code com audiodescrição

Preço: R$ 60