Hormônio do crescimento: falta medicação em PE para crianças com baixa estatura em relação à idade

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/02/2018 às 20:45
O tratamento com hormônio do crescimento é feito através de injeções diárias, aplicadas por via subcutânea (isto é, na gordura) nas coxas, braços, nádegas ou abdome (Foto ilustrativa: Pixabay)
O tratamento com hormônio do crescimento é feito através de injeções diárias, aplicadas por via subcutânea (isto é, na gordura) nas coxas, braços, nádegas ou abdome (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: O tratamento com hormônio do crescimento é feito através de injeções diárias, aplicadas por via subcutânea (isto é, na gordura) nas coxas, braços, nádegas ou abdome (Foto ilustrativa: Pixabay)

A Farmácia de Pernambuco está sem a somatropina, medicação destinada ao tratamento de crianças com problema de crescimento causado por secreção hormonal insuficiente. O pai de um jovem entrou em contato com a reportagem para alegar que o filho está sem receber o medicamento por dois meses.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que a somatropina é disponibilizada em duas apresentações: “a de 12 UI (sigla para unidade internacional) está com a entrega atrasada pelo fornecedor, que já foi notificado pela SES. Já a de 4 UI está em fase final de compra”.

Questionado sobre previsão de data para a entrega da medicação aos pacientes, o diretor-geral da Assistência Farmacêutica de Pernambuco, Mário Moreira, prefere não estabelecer prazos e explica que a falta da somatropina decorre de uma alteração, pelo Ministério da Saúde, na forma de financiamento do medicamento.

“Tivemos que mudar o processo de compra, que já foi iniciado. Aguardamos a entrega (do produto) pela empresa. Será o mais rápido possível. Não é a assistência farmacêutica que efetua a compra. Fazemos a solicitação”, relata Mário. Que a burocracia seja destravada o quanto antes.