publicidade
12/02/18
Spray de espuma pode causar algum tipo de alergia cutânea ou até mesmo respiratória, como rinite, devido a substâncias tóxicas geralmente usadas na composição (Foto: Reprodução/Internet)
Spray de espuma pode causar algum tipo de alergia cutânea ou até mesmo respiratória, como rinite, devido a substâncias tóxicas geralmente usadas na composição (Foto: Reprodução/Internet)

Spray de espuma pode causar lesões; confira orientações para um Carnaval sem alergias

12 / fev
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 12/02/2018 às 9:35

Carnaval é sinônimo de festas, dias prolongados de descanso, com sol, mar, piscina e comidinhas de praia. Com tudo isso, também vêm também os riscos de irritações causadas pelo spray de espuma, pelas picadas de mosquitos e possíveis reações alérgicas a frutos do mar e maquiagem. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) preparou algumas dicas que podem ajudar o Carnaval ser seguro e divertido.

Confira as dicas:

Spray de espuma pode causar alergias?

São principalmente irritantes primários e podem causar lesões em mucosas, como olhos, boca e nariz. Não podem ser ingeridos e nem devem ser usados por crianças. Alguns não obedecem às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) por serem importados de forma ilegal, além de serem inflamáveis. O contato prolongado com a pele pode causar sensibilidade, que é uma forma de alergia.

Leia também:

Vai sair atrás dos blocos? Use filtro solar físico e repelente, sem esquecer outros cuidados com a pele

Quer fazer a folia render? Entenda por que investir no energético não é uma boa ideia

Quais os cuidados na hora de pintar o rosto da criança para o Carnaval?

Usar tintas orgânicas e cobrir pouco a pele, já que áreas extensas cobertas perdem a capacidade de eliminar toxinas e não deixam o suor sair. Muito cuidado com olhos e boca, já que essas tintas podem ser tóxicas. Não deixem as crianças dormirem sem remover a tinta com água e sabonete.

Como se prevenir das picadas dos mosquitos?

A melhor prevenção é usar mosquiteiro na cama, telas contra insetos nas janelas, repelentes na pele, de acordo com a idade, e inseticidas. Evite ambientes abertos no início e fim do dia. Cuidado com gramados onde proliferam formigas.

Praia e feriado de Carnaval são uma ótima combinação. Mas quais os cuidados para quem é alérgico a frutos do mar?

Um dos cuidados é não ter contato com outros alimentos que possam conter a proteína alimentar que causa a alergia, além de seguir orientações médicas sobre o plano de ação no caso de emergência. Quem nunca teve reação não é possível prever se algum dia terá. Então, caso apresente algum sintoma alérgico durante a refeição, deve-se, imediatamente, interromper o consumo do alimento e procurar auxílio médico.

Quais os outros cuidados para passar um Carnaval sem preocupações?

Lembre-se de hidratar bem as crianças, oferecer alimentos leves, moderar nos doces e balas coloridos e evitar roupas que cubram todo o corpo, o que pode aumentar a sudorese, causando desidratação e insolação por excesso de calor.


FECHAR