Hospital da Mulher do Recife garante atendimento à vítima de agressão durante o Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/02/2018 às 13:37
No Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, chamam a atenção pinturas e frases de encorajamento e apoio do artista plástico Rafa Matos (Foto: Divulgação)
No Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, chamam a atenção pinturas e frases de encorajamento e apoio do artista plástico Rafa Matos (Foto: Divulgação) FOTO: No Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, chamam a atenção pinturas e frases de encorajamento e apoio do artista plástico Rafa Matos (Foto: Divulgação)

Neste Carnaval, o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos funcionará normalmente - ou seja, 24 horas por dia. A unidade, que funciona em um anexo do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, atende vítimas de agressão física, sexual ou psicológica.

Leia também:

Hospital da Mulher do Recife terá sexólogo como parte da equipe de saúde

Dois tipos de sangue estão com estoque crítico no Hemope; população pode doar no Carnaval

Vai caprichar na maquiagem para a folia? Veja dicas para evitar alergias, infecções e arranhões na córnea

O serviço tem modelo único no País. O diferencial é que, no próprio espaço, a mulher pode fazer o exame pericial e o boletim de ocorrência. Isso evita que ela tenha que ficar se deslocando para vários locais (delegacia, hospital e Instituto de Medicina Legal/IML). É justamente nesse deslocamento que muitas mulheres acabam desistindo da denúncia, o que leva à impunidade do agressor e perpetua a violência.

O centro, que atende vítimas do sexo feminino a partir dos 10 anos de idade, oferece atendimento multidisciplinar (médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social), além de colocar à disposição da mulher o registro policial e a perícia do legista, se a mulher desejar. "É importante lembrar que atendemos mulheres de todo o Estado e por livre demanda (sem necessidade de marcação prévia)", informa a diretora do HMR, Isabela Coutinho. "O serviço também garante a confidencialidade do atendimento", acrescenta a coordenadora do centro, Sandra Leite.

Para divulgar as ações do centro, cartazes com informações sobre o serviço e contatos serão afixados em pontos de atuação da Prefeitura do Recife, como a Central do Carnaval, polos de animação, Terminal Integrado de Passageiros e Aeroporto do Recife.

O telefone do serviço, para quem quiser informações, é 81 2011-0118.

Saiba mais

A estrutura física do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos conta com dois consultórios, salas para atendimento psicológico, serviço social e sala de atividades, além de duas suítes para as pacientes, quarto de repouso para os profissionais, banheiros, posto de enfermagem e recepção. No setor atuam médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de perito do IML e recepcionista. Ainda na parte interna, chamam a atenção pinturas e frases de encorajamento e apoio, feitas voluntariamente pelo artista plástico Rafa Matos.