Dois tipos de sangue estão com estoque crítico no Hemope; população pode doar no Carnaval

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/02/2018 às 10:12
A Fundação Hemope convoca a população pernambucana a comparecer aos hemocentros para doar sangue no período carnavalesco (Foto: Valdézio Júnior/Divulgação)
A Fundação Hemope convoca a população pernambucana a comparecer aos hemocentros para doar sangue no período carnavalesco (Foto: Valdézio Júnior/Divulgação) FOTO: A Fundação Hemope convoca a população pernambucana a comparecer aos hemocentros para doar sangue no período carnavalesco (Foto: Valdézio Júnior/Divulgação)

A campanha de doação de sangue para o período de Carnaval no Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) continua em dias de Momo, exceto no Domingo de Carnaval. Atualmente, dos oito tipos de sangue, três estão com estoque estável, três em alerta e dois crítico. Com o mote Compartilhe cultura e solidariedade, faça a diferença, doe sangue no Hemope, a ação tem como objetivo repor o estoque estratégico de sangue durante o período de folia. Com a campanha, a expectativa é de aumentar o número de doações em 15%.

Leia também:

Vai usar salto alto para brincar Carnaval? Conheça os riscos e os cuidados para evitar lesões

Carnaval: especialista dá dicas de alongamentos para o folião ganhar disposição e evitar lesões

"Queremos ampliar os estoques para atender devidamente a demanda das unidades hospitalares. Contamos com a solidariedade do povo pernambucano para repor o estoque de sangue e, assim, podermos ajudar a salvar muitas vidas”, pontua a presidente do Hemope, Yêda Maia.

O processo da doação de sangue dura, em média, 50 minutos (Foto: Marcelo Frazão/Agência Brasil)

O Hemope, localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, funciona de segunda a sábado, inclusive no Sábado de Zé Pereira (10/2) e entre a segunda (12/2) e a Quarta-Feira de Cinzas (14/2), das 7h15 às 18h30.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. Quem tiver dúvidas ou quiser saber mais informações pode entrar em contato com o Hemope pelo 0800 0811535. O hemocentro fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças.