Vai usar salto alto para brincar Carnaval? Conheça os riscos e os cuidados para evitar lesões

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/02/2018 às 14:55
Saltos não são recomendados para quem vai brincar Carnaval, pois eles podem desestabilizar o corpo, provocar entorse, fratura nos pés e tornozelos (Foto: Pixabay)
Saltos não são recomendados para quem vai brincar Carnaval, pois eles podem desestabilizar o corpo, provocar entorse, fratura nos pés e tornozelos (Foto: Pixabay) FOTO: Saltos não são recomendados para quem vai brincar Carnaval, pois eles podem desestabilizar o corpo, provocar entorse, fratura nos pés e tornozelos (Foto: Pixabay)

Nos blocos de rua, nas festas particulares, nas ladeiras ou até mesmo nos camarotes, o uso do salto alto é comum. Mas, até que ponto, esse tipo de calçado afeta a performance e a saúde? De acordo com a fisioterapeuta Rosangela Calheiros, professora da Uninabuco Recife, as mulheres podem cair na folia usando salto alto, mas é recomendado o bom senso na hora de escolher o mais adequado. "É importante que o uso de saltos muito altos seja evitado para quem vai pular e dançar o dia inteiro, pois eles podem desestabilizar o corpo e provocar uma entorse, fratura nos pés e tornozelos", alerta.

Leia também:

Carnaval: especialista dá dicas de alongamentos para o folião ganhar disposição e evitar lesões

Epstein-Barr: o vírus da doença do beijo que ganha força no Carnaval

Alguns modelos são mais indicados para quem quer brincar os dias de momo em grande estilo. As sandálias do tipo anabela e plataforma, não sendo muito altas, certamente são as mais adequadas e confortáveis para aguentar o ritmo da folia. Outra recomendação é não usar sapatos ou sandálias apertadas e, por precaução, andar sempre com curativo e esparadrapo. É ideal também fazer um alongamento antes de sair de casa e, durante as brincadeiras, sentar um pouco para descansar pés e pernas.

Para ajudar nas fadigas e câimbras, Rosangela Calheiros sugere colocar as pernas para cima, quando o folião chegar em casa, por alguns minutos para melhorar a circulação sanguínea. Pomadas e gel para dor ou até hidratantes também podem ajudar no desconforto.