UFPE convoca idosos voluntários para pesquisa sobre efeitos do futebol para a saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/02/2018 às 13:49
Pacientes selecionados para o projeto participarão de jogos recreativos, com o objetivo de melhorar a saúde óssea e física (Foto: Free Images)
Pacientes selecionados para o projeto participarão de jogos recreativos, com o objetivo de melhorar a saúde óssea e física (Foto: Free Images) FOTO: Pacientes selecionados para o projeto participarão de jogos recreativos, com o objetivo de melhorar a saúde óssea e física (Foto: Free Images)

Pessoas saudáveis ou com hipertensão que tenham, no mínimo, 60 anos de idade podem participar de pesquisa de futebol para a saúde. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Atividade Física, Saúde e Desempenho do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Leia também:

Nova Academia Recife: confira as modalidades e os horários no espaço do Centro Esportivo Santos Dumont

No Brasil, 30% dos idosos têm dificuldade para realizar atividades de autocuidado no dia a dia

Todos os interessados terão a oportunidade de realizar exames de saúde óssea, físico e cognitivo (mental) gratuitos, e os selecionados para o projeto serão incluídos em um programa de futebol recreativo.

A pesquisa será coordenada pelo professor Rômulo Maia, do Departamento de Educação Física, e pelo mestrando Guilherme Matias. As atividades do programa serão realizadas no campo de futebol do Departamento de Educação Física da UFPE.

Os pacientes selecionados para o projeto participarão de jogos recreativos, com o objetivo de melhorar a saúde óssea e física (força, equilíbrio, agilidade da caminhada e resistência ao cansaço), além de reduzir os efeitos do envelhecimento cognitivo (que envolve a memória) e de auxiliar na redução da pressão arterial.

Os interessados precisam entrar em contato com o pesquisador Guilherme Matias pelo telefone: 81 99855-9774.