Carnaval exige cuidados com comidas de rua, bebidas e banheiros químicos; confira dicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/01/2018 às 11:09
Especialista dá dicas para aproveitar o Carnaval sem prejudicar a saúde (Foto: Pixabay)
Especialista dá dicas para aproveitar o Carnaval sem prejudicar a saúde (Foto: Pixabay) FOTO: Especialista dá dicas para aproveitar o Carnaval sem prejudicar a saúde (Foto: Pixabay)

Na folia de Momo, a diversão faz o ritmo. Mas para a alegria predominar, vale o alerta para alguns cuidados básicos com a saúde que podem evitar muita dor de cabeça durante os dias de Carnaval. O clínico-geral Jacques Waisman, especialista em medicina integrativa, lista uma série de dicas para quem deseja curtir os dias de folia sem descuidar da saúde.

Confira:

Para preparar o organismo para a maratona do Carnaval

Manter uma vida saudável antes, durante e depois do Carnaval deve ser sempre a prioridade do folião para que ele possa brincar o período carnavalesco sem preocupações. Então, alimentar-se bem, cuidar da saúde mental e praticar exercícios físicos devem ser prioridades não só para esta época do ano, mas para que eles possam ter uma boa qualidade de vida o ano inteiro.

Leia também:

Acompanhe todas as novidades da folia em Pernambuco

Estafa no período pós-Carnaval: como lidar

O cansaço e a ressaca pedem muita hidratação e repouso após o período de festas. Portanto, os foliões precisam reforçar esse descanso e manter uma boa alimentação para que a estafa seja logo superada.

Banheiro químico requer cuidados

Infelizmente, durante o Carnaval, a limpeza desses banheiros não é realizada com a frequência que deveria. Uma dica é levar um lenço umedecido ou álcool em gel na bolsa para que se manter limpo e higienizado após o uso do banheiro.

Combate a doenças infectocontagiosas

Em uma festa que reúne multidões, é normal que aconteça a proliferação de muitas doenças infectocontagiosas. Os cuidados devem ser, portanto, redobrados: hidratar-se com muita água, tomar vitamina C antes de ir para os blocos e procurar descansar após a farra para que o corpo possa se recuperar bem.

Jacques Waisman é clínico-geral e especialista em medicina integrativa (Foto: Divulgação)

Orientação para quem vai passar o dia brincando nos blocos

Proteger-se do sol, com o uso de protetor solar durante todo o percurso do bloco, é muito importante. Além disso, deve-se adotar cuidados com a hidratação, pois é normal perder muito líquido brincando no Carnaval, debaixo do sol quente, bebendo água sempre que puder.

Cuidado com as comidas de rua

Primeiramente, deve-se observar se há alguma sinalização na barraca de autorização pela Vigilância Sanitária. Isso é muito importante, já que é esse órgão que faz a devida inspeção do que é fornecido aos foliões. Em seguida, esteja atento à limpeza da barraca, ao manuseio do alimento e se ele está aparentemente saudável e fresco para o consumo.

Cuidado com as bebidas

Sim, é muito importante ter cuidado com as latinhas compradas no meio da rua, aquelas que ficam em isopor com gelos de escama. Esses gelos não são próprios para o consumo e podem conter vírus e bactérias que desencadeiam várias doenças, como hepatite e infecção causada pela bactéria Salmonella. Para quem prefere tomar drinks, é preciso atentar para a limpeza dos utensílios utilizados para a produção dos drinks e dos descartáveis onde são oferecidas as bebidas.