Carnaval do Recife contará com reforço nas ações de atendimento do Samu

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/01/2018 às 12:21
Também durante o Carnaval, a população pode acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192 (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)
Também durante o Carnaval, a população pode acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192 (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem) FOTO: Também durante o Carnaval, a população pode acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192 (Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem)

Durante o Carnaval do Recife, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promete realizar a maior operação em período de Carnaval, devido ao aumento no número de viaturas no período. "Graças a um reforço de 15 motolâncias, vamos operar com um total 28 equipamentos desse tipo e mais 32 ambulâncias. É a maior operação do Samu durante o Carnaval. Todo esse efetivo estará disponível tanto para quem for brincar nos polos de folia, como também para as pessoas que precisarem desse serviço e estiverem em casa", frisa o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Leia também: 

Abuso da bebida alcoólica foi responsável por 30% dos atendimentos do Samu no Carnaval do Recife

Carnaval exige cuidados com comidas de rua, bebidas e banheiros químicos; confira dicas

No Carnaval, intoxicação por bebida alcoólica responde por 40% dos atendimentos do Samu

O Samu terá postos avançados em diversos polos de animação no Centro da cidade e nos pontos de folia descentralizado. Cada unidade contará com seis profissionais de saúde e ambulâncias. Só no Galo da Madrugada, serão cinco postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco, a partir das 7h até o término do desfile. Os postos estarão na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque) e na Praça da Independência (Pracinha do Diario).

No Galo da Madrugada, cada posto terá uma ambulância de suporte básico e contará com uma equipe composta por três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. Também estará de prontidão uma ambulância de suporte avançado, além da aeronave conveniada, que estará baseada no estacionamento da estação central do metrô.

Posto na Alfredo Lisboa

Nos dias de Momo, o Samu contará com um posto de saúde avançado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Museu Cais do Sertão, em frente ao Armazém 10, iniciando as atividades às 19h e encerrando sempre uma hora após o término das apresentações no palco principal (Marco Zero).

A equipe que atuará nesse posto será composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, além do apoio de duas viaturas, sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico. Também no bairro do Recife, serão enviadas três viaturas de suporte básico à Rua Marquês de Olinda.

Durante todo o Carnaval, o Samu também disponibilizará 05 ambulâncias de suporte básico, para atender aos polos descentralizados com atrações de maior probabilidade de público.

Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.