Após resultados de exames, PE descarta os dois casos suspeitos de febre amarela

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/01/2018 às 12:20
No Brasil, 21 Estados têm municípios com recomendação de vacinação contra febre amarela. Pernambuco não é área de risco (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
No Brasil, 21 Estados têm municípios com recomendação de vacinação contra febre amarela. Pernambuco não é área de risco (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: No Brasil, 21 Estados têm municípios com recomendação de vacinação contra febre amarela. Pernambuco não é área de risco (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) informa que já recebeu os resultados dos exames laboratoriais (PCR e IgM) da paciente de 37 anos notificada, no último dia 7, como suspeita para febre amarela. O resultado deu negativo para a doença e, por isso, o caso foi descartado.

Leia também:

PE deve receber 10 mil doses extras de vacina contra febre amarela nesta terça-feira

Em relação ao paciente de 54 anos, residente no Distrito Federal, notificado no último dia 16, por não se enquadrar nos protocolos para um caso suspeito e ser vacinado, o Ministério da Saúde e a SES/PE também já o descartaram para a doença.

É importante ressaltar que ambos tiveram apenas quadro febril e sintomas brandos, como dores na cabeça e no corpo, e o segundo já havia sido vacinado. De acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, reproduzidos em Pernambuco, para se enquadrar como caso suspeito, o paciente, além da febre e ter residência ou passado por área de risco, precisa apresentar icterícia e/ou manifestação hemorrágicas e não ser vacinado ou ter vacina status vacinal ignorado, o que não ocorreu nos dois casos.