Febre amarela: OMS considera SP como área de risco; outros Estados poderão entrar na lista

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/01/2018 às 12:04
SP antecipa a campanha emergencial de vacinação contra febre amarela. Em vez do dia 3 de fevereiro, doses fracionadas da vacina serão 
aplicadas a partir do dia 29 de janeiro (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
SP antecipa a campanha emergencial de vacinação contra febre amarela. Em vez do dia 3 de fevereiro, doses fracionadas da vacina serão aplicadas a partir do dia 29 de janeiro (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil) FOTO: SP antecipa a campanha emergencial de vacinação contra febre amarela. Em vez do dia 3 de fevereiro, doses fracionadas da vacina serão aplicadas a partir do dia 29 de janeiro (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Da Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (16) informe em que classifica todo o estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela. Segundo a entidade, a decisão foi tomada a partir do crescimento do nível de atividade do vírus da doença no território paulista desde o fim de 2017. A OMS informa ainda que a avaliação é um processo permanente e que pode vir a indicar novas áreas de risco no País.

Leia também: 

Febre amarela: nova vacina de DNA da Fiocruz PE alcança bons resultados em camundongos

Com isso, a OMS recomenda que toda pessoa que pretenda viajar para qualquer ponto do Estado de São Paulo, partindo de dentro do Brasil ou de outros países, tome a vacina contra a febre amarela com dez dias de antecedência.

De acordo com a OMS, desde dezembro de 2016, foram registradas ocorrências de febre amarela em macacos em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, com 788 casos em humanos, dos quais 265 resultaram na morte do doente.