Emagrecimento: 'o acúmulo de peso em anos não vai sumir em dias', orienta nutricionista

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/01/2018 às 7:44
Para nutricionista, o ideal é iniciar processo de perda de peso aos poucos, pois  o ideal é começar aos poucos, sem pressa e longe das dietas da moda (Foto ilustrativa: Pixabay)
Para nutricionista, o ideal é iniciar processo de perda de peso aos poucos, pois o ideal é começar aos poucos, sem pressa e longe das dietas da moda (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Para nutricionista, o ideal é iniciar processo de perda de peso aos poucos, pois o ideal é começar aos poucos, sem pressa e longe das dietas da moda (Foto ilustrativa: Pixabay)

Entre as clássicas promessas no início de todo o ano, está a meta de iniciar uma dieta. Para quem deseja dar os primeiros passos para ter um 2018 com saúde, a nutricionista Joyce Moraes orienta que o ideal é iniciar aos poucos, pois está em questão uma reeducação que deve ser para toda a vida. "Pode-se começar ingerindo de dois a três litros de água por dia, comer frutas e vegetais três vezes ao dia. É interessante também reduzir ou eliminar de vez o açúcar, doces e frituras. Importante também lembrar que tudo leva tempo e que o acúmulo de peso em anos não vai sumir em dias", destaca Joyce, que é professora e coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE).

Leia também:

Twitter BR: frequentar academia, emagrecer e parar de fumar são metas de ano-novo mais comentadas

"Água de coco também é uma ótima pedida, assim como frutas geladas, já que hidratam bem e apresentam baixa calorias. Entre as frutas, pode-se optar por aquelas que têm maior teor de líquido, como abacaxi, melancia e melão", comenta a nutricionista, que alerta para as dietas da moda. "Elas promovem perda de peso rápido porque são campeãs em reduzir massa muscular. Quando se reduz massa muscular, o metabolismo diminui, o que acaba promovendo aquele ganho de peso depois, além de provocar flacidez", explica.

Segundo a especialista, a perda brusca de massa muscular pode ainda “bagunçar” os hormônios, o que trará, a longo prazo, uma dificuldade maior de perder peso ao longo dos anos e acaba provocando o assustador efeito sanfona. "O cuidado com a saúde é um investimento que deve ser feito o ano inteiro", completa Joyce.

Dicas para começar o ano mais saudável:

- Ingerir de dois a três litros de água por dia

- Beber água gelada no verão, pois promove uma hidratação mais rápida

- Hidratar-se bem também com água de coco e sucos de frutas que tem maior teor de líquido, como abacaxi, melancia e melão

- Comer frutas e vegetais três vezes ao dia

- Reduzir ou eliminar o açúcar, doces e frituras

- Não aderir a dietas da moda