Conheça os principais vilões da coluna e aprenda a prevenir dores nas costas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/01/2018 às 15:23 | Atualizado em 26/06/2023 às 14:14
Ortopedista ressalta que, para evitar dor na coluna, é essencial corrigir a postura ao se sentar no trabalho e em casa (Foto: Yanalya/Freepik)
Ortopedista ressalta que, para evitar dor na coluna, é essencial corrigir a postura ao se sentar no trabalho e em casa (Foto: Yanalya/Freepik) FOTO: Ortopedista ressalta que, para evitar dor na coluna, é essencial corrigir a postura ao se sentar no trabalho e em casa (Foto: Yanalya/Freepik)

Realizar atividades rotineiras de maneira errada ou adotar postura incorreta repetidamente podem trazer sérios danos para a coluna. As pessoas que desenvolvem problemas e se queixam de dor costumam errar ao sentar para trabalhar ou até na hora do descanso, carregam peso de forma errada ou além da sua capacidade. Além disso, o uso de colchão de má qualidade, já gasto, e o hábito de se deitar de maneira errada favorecem a dor na coluna.

Leia também:

Sentar com a carteira no bolso de trás da calça pode provocar problemas na coluna

Adote cuidados com a coluna no ambiente de trabalho, especialmente diante do computador

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial desenvolverão, ao menos, um episódio de dor nas costas durante a vida. No Brasil, esse incômodo é considerado comum, atingindo cerca de 36% da população, segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública.

Por isso, adotar hábitos simples no dia a dia pode ajudar a evitar graves problemas de coluna, como alerta o ortopedista Mauricio Marteleto, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). "A primeira medida para evitar esse tipo de problema é corrigir a postura diante de atividades diárias. É se vigiar ao pegar peso, ao levantar da cama e cuidar para sentar corretamente no trabalho e em casa. Além disso, é importante manter o peso corporal dentro de uma faixa saudável e de acordo com a sua estatura e perfil para não pressionar a coluna", ressalta o médico.

Alongar-se durante o dia também é uma forma de evitar e aliviar as dores. "O alongamento precisa fazer parte do dia a dia das pessoas. É uma tarefa essencial para quem quer prevenir as dores. São medidas simples como movimentar o pescoço da esquerda para direita, fechar e abrir a mão, entre outros".

Conheça os principais vilões da coluna e aprenda a se prevenir:

- Postura inadequada durante atividades físicas

- Calçados inapropriados para cada tipo de piso ou situação

- Sedentarismo

- Sobrepeso ou obesidade

- Ergonomia inadequada no trabalho (mesa e cadeira) e em casa (cozinha, colchão, sofá)

- Excesso de peso nas mochilas ou bolsas

- Uso excessivo de celular, tablets, notebooks e outros equipamentos eletrônicos que exigem da pessoa manter a cervical na mesma posição por muito tempo

- Sofás, poltronas e cadeiras com espuma gasta

- Mau posicionamento dos bancos do carro e embreagem ou pedais muito duros

- Movimentos repetitivos ou posturas que se mantêm por longos períodos, assim como a sobrecarga da região lombar