publicidade
10/01/18
O novo procedimento endoscópico é indicado para pessoas com índice de massa corporal (IMC) até 30 (Foto: Pixabay)
O novo procedimento endoscópico é indicado para pessoas com índice de massa corporal (IMC) até 30 (Foto: Pixabay)

Nova técnica de redução de estômago é realizada pela 1ª vez em Pernambuco

10 / jan
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 10/01/2018 às 15:42

O Hospital Santa Joana Recife realizou a primeira sutura endoscópica do Estado de Pernambuco. A técnica, utilizada nas cirurgias bariátricas, consiste na redução do estômago do paciente por meio do uso de grampos e suturas. Com isso, a sensação de saciedade ocorre precocemente durante as refeições, o que leva à ingestão de quantidades menores de alimentos e, consequentemente, contribui para a perda de peso. Em Pernambuco, o procedimento foi realizado em dezembro.

Leia também:

Existe hora ideal para subir na balança? Na TV JC, médico explica como se pesar do jeito certo

Obesidade: Brasil atinge marca de 100 mil cirurgias bariátricas realizadas por ano

Indicado para pessoas com índice de massa corporal (IMC) até 30, o procedimento foi realizado pelo cirurgião bariátrico Manoel Galvão, que desenvolveu a técnica. A sutura endoscópica foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de 2016 e, desde então, já foram realizados 306 procedimentos no País. Pessoas que se submeteram a ela chegaram a perder até 15% do seu peso total ao longo de três anos.

Cirurgião bariátrico do Hospital Santa Joana Recife, Josemberg Campos participou da cirurgia pioneira no Estado e ressalta os benefícios do uso da técnica: “O procedimento é minimamente invasivo e sem cortes. O paciente tem alta no mesmo dia e pode retomar suas atividades logo no dia seguinte”.

ENQUETE

E você, já pensou em fazer redução de estômago? Conecte-se ao Facebook, clique na imagem abaixo, responda o nosso quiz e compartilhe o seu resultado com os amigos.


FECHAR