Prevenção ao suicídio: CVV oferece curso gratuito para quem deseja ser voluntário do serviço

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/01/2018 às 15:12
A partir de 31 de março, Pernambuco e mais seis Estados vão aderir ao serviço gratuito do CVV de prevenção ao suicídio (Foto: Agência Brasil)
A partir de 31 de março, Pernambuco e mais seis Estados vão aderir ao serviço gratuito do CVV de prevenção ao suicídio (Foto: Agência Brasil) FOTO: A partir de 31 de março, Pernambuco e mais seis Estados vão aderir ao serviço gratuito do CVV de prevenção ao suicídio (Foto: Agência Brasil)

O Centro de Valorização da Vida (CVV) no Recife realiza, neste fim de semana, uma capacitação gratuita para quem deseja participar do serviço oferecendo atendimento voluntário de apoio emocional e de prevenção ao suicídio. O treinamento acontece no sábado (13), das 8h às 17h, e no domingo (14), das 8h às 12h, no Centro de Assistência Social dos Bombeiros, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana.

Leia também:

O peso da depressão no risco de suicídio: 44% dos recifenses com o transtorno já pensaram em morrer

Prevenção ao suicídio: como a empatia (ou a arte de entender a dor do outro) pode ajudar a salvar vidas

No curso, primeira parte do treinamento para ser voluntário do CVV, os alunos aprendem sobre os preceitos da entidade, presente em todo o País, e as técnicas de apoio emocional utilizadas, além de participarem de dinâmicas de grupo.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3421-7311 ou pelo 141. Quem preferir pode mandar e-mail para o [email protected] ou procurar a área de inscrição no site da entidade (www.cvv.org.br). Os interessados devem ser maiores de 18 anos.

Assista ao programa, na TV JC, com a participação de Airton Siqueira, do CVV:

A instituição

O CVV é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente no apoio emocional e na prevenção ao suicídio desde 1962. É membro-fundador do BefriendersWorldwide e ativo junto à Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP), da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps) e de outros órgãos internacionais que atuam em defesa da causa.

O serviço é gratuito e funciona todos os dias (por 24 horas). Os voluntários atendem a todos que ligam procurando algum tipo de apoio emocional. Vale lembrar que o atendimento é sigiloso. No Recife, a entidade funciona há 21 anos na Avenida Manoel Borba, no Centro da cidade.