Confira cinco dicas da OMS para preparar comidas de forma segura e saudável

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/12/2017 às 17:28
Entre as dicas para preparar alimentos com de forma saudável e segura, está o uso de diferentes utensílios, como facas e tábuas, para preparar alimentos crus e cozidos (Foto ilustrativa: Pixabay)
Entre as dicas para preparar alimentos com de forma saudável e segura, está o uso de diferentes utensílios, como facas e tábuas, para preparar alimentos crus e cozidos (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Entre as dicas para preparar alimentos com de forma saudável e segura, está o uso de diferentes utensílios, como facas e tábuas, para preparar alimentos crus e cozidos (Foto ilustrativa: Pixabay)

Com informações da Opas/OMS Brasil

Diariamente mais de 210 mil pessoas sofrem um caso de doença transmitida por alimentos nas Américas. Entre elas, quase a metade das ocorrências é em crianças com menos de 5 anos. Durante as celebrações de fim de ano, o risco de contrair essas enfermidades pode aumentar devido à manipulação e refrigeração inadequadas das comidas, que são preparadas com antecedência e em grandes quantidades.

Leia também: 

Pernambuco registra quase 100 mortos com diarreia em quatro meses; são 150 mil doentes este ano

Por que temos desejo de consumir alimentos calóricos? Pesquisador investiga

Para evitar esses problemas, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) recomenda cinco medidas para serem tomadas na hora da preparação dos pratos:

1 – Utilize água e alimentos seguros

Utilize água potável ou tratada; selecione alimentos saudáveis e frescos; escolha alimentos processados por segurança, como o leite pasteurizado; lave as frutas e verduras, especialmente se elas forem consumidas cruas; não use alimentos que estejam fora do prazo de validade.

2 – Mantenha as mãos, utensílios e superfícies limpos

Lave as mãos antes de manipular os alimentos e, com frequência, durante o preparo deles; lave as mãos depois de ir ao banheiro; limpe todas as superfícies e equipamentos usados na preparação dos alimentos; proteja a área de cozinha de insetos, roedores e outros animais.

3 – Cozinhe bem os alimentos

Cozinhe completamente os alimentos, especialmente as carnes, frangos, ovos e mariscos; ferva alimentos como sopas e cozinhe-os bem; para carnes e aves, assegure-se de que os sucos estejam claros e não rosados; e reaqueça completamente a comida cozida.

4 – Mantenha os alimentos em temperaturas seguras

Não deixe alimentos cozidos em temperatura ambiente por mais de duas horas: refrigere imediatamente aqueles que são cozidos e perecíveis (preferencialmente, abaixo de 5°C); mantenha a comida bem quente (mais de 60°C) até o momento que ela for servida, não guarde comida por muito tempo na geladeira; e não descongele alimentos à temperatura ambiente.

5 – Separe os alimentos crus dos cozidos

Sempre separe os alimentos crus (especialmente carnes e pescados) dos cozidos; utilize diferentes utensílios, como facas e tábuas, para preparar alimentos crus e cozidos; armazene os alimentos em recipientes para evitar o contato entre crus e preparados.

Sintomas

Entre os sintomas de doenças transmitidas por alimentos, estão dor abdominal, diarreia, náuseas, calafrios, febre e dor de cabeça. Alguns casos são fatais. Os sinais podem aparecer entre 30 minutos e duas semanas depois de a pessoa ter entrado em contato com o agente responsável pela enfermidade, como Salmonella ou Escherichia coli – apesar do fato de que os primeiros sintomas costumam aparecer entre quatro e 48 horas. Se apresentar algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde.