Estudo feito com mais de 74 mil pacientes revela que cirurgia de catarata aumenta a longevidade

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/12/2017 às 17:35
A cirurgia de catarata promove a qualidade de vida do idoso, que passa a ter uma rotina com menos complicações após o procedimento (Foto: Pixabay)
A cirurgia de catarata promove a qualidade de vida do idoso, que passa a ter uma rotina com menos complicações após o procedimento (Foto: Pixabay) FOTO: A cirurgia de catarata promove a qualidade de vida do idoso, que passa a ter uma rotina com menos complicações após o procedimento (Foto: Pixabay)

Uma pesquisa publicada recentemente pela revista científica JAMA Ophthalmology, uma das principais da área de oftalmologia no mundo, destaca que a cirurgia de catarata pode aumentar a longevidade. O estudo é baseado no acompanhamento de mais de 74 mil pacientes com catarata por mais de 20 anos. "Existia uma hipótese de que operar catarata diminuiria a mortalidade, porém não havia nenhum estudo grande embasando isso. Essa pesquisa revela um resultado importantíssimo, que comprova que a cirurgia de catarata diminui, sim, o risco de mortalidade geral dos pacientes e de óbitos relacionados a diversas causas específicas”, relata a médica oftalmologista Bruna Ventura, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).

De acordo com a pesquisa, os pacientes que passaram pela cirurgia de catarata apresentaram menor mortalidade ligada a doenças vasculares, neurológicas, pulmonares, infecciosas, câncer e também a relacionada a acidentes. Os cientistas adiantam que esse é o primeiro estudo e outros devem ser realizados com foco na mortalidade específica para cada doença. "Mas a diminuição da mortalidade relacionada à cirurgia de catarata é algo que já foi comprovado", diz a médica.

Além de melhorar a qualidade de vida do paciente, o fato de enxergar melhor, após a cirurgia, também diminui o risco de quedas, tão frequente nessa faixa etária, atingindo um terço dos idosos brasileiros por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Saiba mais

Caracterizada pela opacidade do cristalino, a catarata provoca baixa visão e dificulta tarefas do cotidiano, como ler e dirigir. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Como a expectativa de vida da população tem aumentado, nos próximos anos, esse número tende a ser ainda maior. Quando não tratada, a catarata pode causar cegueira.