Cães Doutores comemoram o Natal com as crianças internadas no Hospital Barão de Lucena

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/12/2017 às 16:12
No Natal do Barão de Lucena, crianças internadas participam da cinoterapia, um método em que o cachorro atua como mediador do tratamento (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)
No Natal do Barão de Lucena, crianças internadas participam da cinoterapia, um método em que o cachorro atua como mediador do tratamento (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação) FOTO: No Natal do Barão de Lucena, crianças internadas participam da cinoterapia, um método em que o cachorro atua como mediador do tratamento (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (19), a partir das 9h, a Associação Barãozinho e o Projeto Cães Doutores promovem o Natal da enfermaria pediátrica do Hospital Barão de Lucena (HBL), localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Serão entregues presentes para as crianças internadas, que terão contato com os cachorros.

Leia também:

Conheça histórias de renascimento após transplante de órgãos e tecidos

Os presentes foram doados à Associação Barãozinho, que, durante todo o ano, recebe doações e realiza atividades em prol da pediatria do HBL. Já o Projeto Cães Doutores é uma iniciativa de voluntários adestradores, tutores de cães e profissionais de saúde, que atuam no HBL desde 2012.

"A cinoterapia é um método no qual o cachorro atua como mediador do tratamento, forma de humanizar o ambiente. Buscamos desenvolver, com o cachorro e a criança, brincadeiras que possam trabalhar a necessidade do paciente, como coordenação, movimento ou concentração. Fechamos esse ciclo de 2017 com essa comemoração natalina, dando um pouco mais de alegria para essas crianças internadas", explica a terapeuta ocupacional do HBL e cinoterapeuta Andréa Souza.

Assim como aconteceu em anos anteriores, serão entregues presentes para as crianças internadas, que terão contato com os cachorros (Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

Atualmente, o projeto conta com 15 cães cadastrados. Por visita, participam de dois a quatro animais. Além do Barão de Lucena, que recebe a atividade mensalmente, a iniciativa visita outras unidades hospitalares, como o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (psiquiatria) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (setor de reabilitação), além de outras instituições, como a organização não governamental Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto) e a Associação Novo Rumo, que acompanha crianças com síndrome de Down, autismo, hiperatividade, psicoses infantis, microcefalia, doenças raras e outras síndromes genéticas.