Risco de morte por chicungunha chega a ser 10 vezes maior do que pela dengue, diz estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/12/2017 às 10:23
Taxa de mortalidade relacionada a uma epidemia de chicungunha é bem maior do que nos surtos de dengue. Ambas as doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti (Foto ilustrativa: Free Images)
Taxa de mortalidade relacionada a uma epidemia de chicungunha é bem maior do que nos surtos de dengue. Ambas as doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti (Foto ilustrativa: Free Images) FOTO: Taxa de mortalidade relacionada a uma epidemia de chicungunha é bem maior do que nos surtos de dengue. Ambas as doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti (Foto ilustrativa: Free Images)

Pesquisadores de Campinas (município do interior de São Paulo), da Faculdade São Leopoldo Mandic, fizeram um estudo analisando o surto de chicungunha que ocorreu no Nordeste em 2016. A conclusão do trabalho mostrou que a doença é muito mais mortal que a dengue. Estima-se que a mortalidade relacionada a uma epidemia de chicungunha chega ser dez vezes maior do que ocorre durante uma epidemia de dengue.

Leia também:

Escorpião: pesquisadores brasileiros investigam se veneno pode ser útil para tratar dores da chicungunha

Síndrome do túnel do carpo pode surgir com a chicungunha? Médica responde essa e outras dúvidas

Chicungunha: o que se sabe (e o que está em estudo) sobre o elo entre reumatismo e o vírus

A pesquisa, publicada na revista cientifica internacional PLOS Currents: Outbreaks, avaliou dados de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Bahia, Estados onde milhares de casos de adoecimento por chicungunha foram registrados. Os números oficiais são de 105 mortes nessas regiões em 2016. Mas, pela estimativa, o número real seria de 7.231 mortes naquele ano, quase 70 vezes mais.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisarem a média histórica de mortes por dengue, que cresceu quando surgiram os casos de chicungunha. A dengue pode causar óbito em pacientes de qualquer faixa etária. E chicungunha também. Mas a quantidade maior de óbitos concentra-se em idosos e pessoas que vivem com diabetes, doenças cardiovasculares e doença respiratória crônica.