Bike sem Barreiras: passeio ciclístico comemora o 1º ano de pedalada para pessoas com deficiência

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/12/2017 às 16:50
O Bike sem Barreiras disponibiliza bicicletas adaptadas para o lazer de pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)
O Bike sem Barreiras disponibiliza bicicletas adaptadas para o lazer de pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem) FOTO: O Bike sem Barreiras disponibiliza bicicletas adaptadas para o lazer de pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Neste mês de dezembro, o projeto Bike sem Barreiras, desenvolvido pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e pelo Instituto Ser Educacional, completa um ano de atuação em prol da inclusão e acessibilidade no Recife. Para comemorar o marco, neste domingo (17), as instituições promovem um passeio ciclístico, com concentração na Praça Edgar Amorim, no bairro da Jaqueira, Zona Norte do Recife, a partir das 9h.

Leia também:

Prefeitura do Recife cria política exclusiva para pessoas com deficiência

Para andar de bicicleta sem medo, siga cuidados que ajudam a evitar acidentes

A saída da pedalada será às 10h e seguirá o percurso pela ciclofaixa até a pista lateral da Avenida Agamenon Magalhães, com retorno para a Praça Edgar Amorim, onde fica localizada a sede do projeto. Na ocasião, será oferecido aos participantes um café da manhã, disponibilizado pelo parceiro VerdFrut. A programação ainda contará com apresentação musical do Grupo Encontro, que é formado por pessoas com deficiência e organizado pela educadora Margareth Zimmerle.

O Bike sem Barreiras tem o apoio institucional da Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar), do Instituto Hands Free, da In Soluções, da Prefeitura do Recife e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

"É um orgulho e uma conquista celebrarmos um ano de parceria do Projeto Bike sem Barreiras. Ao longo deste ano, o projeto, que representa a disponibilização de três bicicletas inéditas e acessíveis para pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla, já alcançou cerca de 500 usuários. Os espaços públicos do Recife, como a Ciclofaixa de Turismo de Lazer, estão cada vez mais inclusivos, principalmente aos domingos e feriados", comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Ele reforça que os equipamentos ficam à disposição da população de forma totalmente gratuita. "Para 2018, a intenção da idealizadora Uninassau é expandir o projeto para outras localidades. O Governo de Pernambuco segue acompanhando os planos de expansão, que se somam a ações de acessibilidade já consolidadas no Estado, como o Praia sem Barreiras", acrescenta.

Saiba mais

O Bike Sem Barreiras opera sempre aos domingos na Praça da Jaqueira. O projeto possui quatro modelos inclusivos de bike: a the duet, bicicleta para múltiplas deficiências; handbike, triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; bicicleta dupla para ser pedalada por um monitor e uma pessoa com deficiência visual; bicicleta adaptada doada pelo Instituto Handsfree, que acopla uma bicicleta comum a qualquer cadeira de rodas.

Neste ano, mais de 500 pessoas com deficiência foram atendidas durante os dias de ação do projeto. Para o próximo ano, a expectativa é que as atividades passem a ser realizadas também no Bairro do Recife. "Tivemos um saldo bastante positivo para este primeiro ano de atuação. Pretendemos ampliar a nossa abrangência para que mais pessoas com deficiência possam ter acesso aos espaços de convivência da cidade. Queremos levar o projeto também para outros Estados com o diferencial de que as bikes serão construídas por estudantes das instituições de ensino superior do Grupo Ser Educacional", relata Sérgio Murilo Junior, coordenador de Responsabilidade Social do instituto.

Serviço:

Passeio Ciclístico – 1 ano do Projeto Bike sem Barreiras

Data/Horário: 17 de dezembro, a partir das 9h

Local de concentração: Praça Edgar Amorim, no bairro da Jaqueira, Zona Norte do Recife

Percurso: Saída da praça, seguindo pela ciclofaixa até a pista lateral da Avenida Agamenon Magalhães, com retorno para a praça