Alzheimer: Livraria Praça de Casa Forte recebe evento gratuito sobre a doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/12/2017 às 10:39
Identificada há mais de 100 anos, a doença de Alzheimer ainda é um enigma para a medicina e a ciência, apesar de tratamentos controlarem sintomas desse tipo de demência (Foto ilustrativa: Pixabay)
Identificada há mais de 100 anos, a doença de Alzheimer ainda é um enigma para a medicina e a ciência, apesar de tratamentos controlarem sintomas desse tipo de demência (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Identificada há mais de 100 anos, a doença de Alzheimer ainda é um enigma para a medicina e a ciência, apesar de tratamentos controlarem sintomas desse tipo de demência (Foto ilustrativa: Pixabay)

O grupo ATO Terapia Ocupacional, no Recife, realiza uma roda de conversa sobre doença de Alzheimer, nesta quarta-feira (13), às 16h, na Livraria Praça de Casa Forte, na Zona Norte da capital pernambucana. O tema apresentado será Meu familiar tem Alzheimer, e agora? Mitos e verdades.

Leia também:

OMS: número de pessoas com demência triplicará até 2050, chegando a 152 milhões

As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas previamente pelo e-mail: [email protected]. A livraria fica na Praça de Casa Forte, 454, no bairro de Casa Forte. Informações: 81 3019-0259.

Saiba mais

A cada três segundos no mundo, segundo a Federação Internacional de Alzheimer, há um novo caso de demência – nome que designa síndromes cerebrais degenerativas e progressivas que afetam a memória, o pensamento e o comportamento. A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum, sendo responsável por até 70% dos casos. Associada ao envelhecimento, as síndromes demenciais estão cada vez mais frequentes e afetam a vida de 50 milhões de pessoas no planeta. Esse número deve aumentar para 131,5 milhões de doentes em 2050, caso estratégias de redução de risco não forem implementadas.

Apesar de não existirem atitudes capazes de garantir 100% que a doença de Alzheimer não se desenvolva ao longo da vida, especialistas asseguram que hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir a possibilidade de se ter a enfermidade. “Um estudo publicado recentemente no The Lancet (revista médica britânica) mostrou que a adoção de nove medidas em conjunto pode diminuir em 35% a chance de desenvolvimento de Alzheimer”, destaca o médico Alexandre de Mattos, preceptor de geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco. Entre os fatores de risco modificáveis e passíveis de controle, estão sedentarismo, perda auditiva, hipertensão arterial, diabete, obesidade, tabagismo e depressão. Entenda sobre esses fatores de risco nesta reportagem: Alzheimer: conheça 9 atitudes que você pode começar a adotar para diminuir o risco da doença.