OMS: número de pessoas com demência triplicará até 2050, chegando a 152 milhões

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/12/2017 às 10:17
O envelhecimento é um fator de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, já que os idosos compreendem a faixa etária mais acometida por esse tipo de demência (Foto ilustrativa: Pixabay)
O envelhecimento é um fator de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, já que os idosos compreendem a faixa etária mais acometida por esse tipo de demência (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: O envelhecimento é um fator de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, já que os idosos compreendem a faixa etária mais acometida por esse tipo de demência (Foto ilustrativa: Pixabay)

Com informações da Nações Unidas no Brasil

À medida que a população mundial envelhece, a expectativa é de que o número de pessoas que vivem com demência triplique até 2050, passando de 50 milhões para 152 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A demência é um termo guarda-chuva que inclui diversas doenças, que são principalmente progressivas e afetam a memória, além de outras habilidades cognitivas e comportamentos.

Leia também:

Alzheimer: conheça 9 atitudes que você pode começar a adotar para diminuir o risco da doença

Alzheimer: SUS vai oferecer medicamento indicado para o tratamento da doença

"Quase 10 milhões de pessoas desenvolvem demência a cada ano, 6 milhões delas em países de baixa e média renda", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. "O sofrimento em consequência disso é enorme. É um alerta: devemos prestar mais atenção a esse desafio crescente e garantir que todas as pessoas que vivem com demência, onde quer que estejam, tenham o cuidado que precisam", completou.

O custo anual estimado para a demência é de 818 bilhões de dólares, o equivalente a mais de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) global. O valor total inclui custos médicos diretos, assistência social e cuidados informais (perda de renda dos cuidadores).

Até 2030, esse valor deve mais do que dobrar, para 2 trilhões de dólares, o que pode prejudicar o desenvolvimento social e econômico e sobrecarregar os serviços sociais e de saúde - entre eles, os sistemas de cuidados de longo prazo.

Saiba mais

A demência interfere significativamente na capacidade de uma pessoa manter as atividades cotidianas. As mulheres são mais frequentemente afetadas do que os homens. A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência e representa entre 60% e 70% dos casos. Outro tipo comum é a demência vascular.