Novembro Roxo: 340 mil bebês prematuros nascem por ano no Brasil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/11/2017 às 20:48
Novembro Roxo é um movimento mundial que sensibiliza a população sobre a prematuridade (Foto ilustrativa: Pixabay)
Novembro Roxo é um movimento mundial que sensibiliza a população sobre a prematuridade (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Novembro Roxo é um movimento mundial que sensibiliza a população sobre a prematuridade (Foto ilustrativa: Pixabay)

O mês de novembro, além de ser marcado pelo azul (para conscientizar sobre o câncer de próstata e a diabetes), também se destaca pelo roxo. A cor sensibiliza a população sobre os bebês prematuros, nascidos antes do tempo previsto; eles vêm ao mundo sem alcançar a 37ª semana de gestação. Por ano, nascem 15 milhões de bebês prematuros no mundo. No País, segundo informa a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros, acontecem cerca de 340 mil nascimentos antes das 37 semanas de gestação.

Além disso, a prematuridade pode deixar sequelas físicas para os bebês e traumas psicológicos para os pais. Muitas vezes, é possível prevenir o parto prematuro e minimizar os danos causados aos bebês. Foi com o intuito de fazer esse alerta e de sensibilizar a população que existe o Novembro Roxo, com o ápice no Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro.

Capital pernambucana

Várias instituições aproveitam o mês, que marca a causa dos prematuros, para compartilhar orientações com as famílias. Entre elas, está o Hospital Maria Lucinda, no bairro de Parnamirim, Zona Norte do Recife, que promove o 1º Encontro de Ex-prematuros, no próximo dia 14 de novembro, às 8h, no refeitório da unidade.

No evento, coordenado pela unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal, as crianças, as famílias, os profissionais de saúde, as irmãs de caridade e os voluntários participarão de uma missa celebrada pelo capelão da instituição, seguida de um café da manhã. No encontro, também haverá apresentação musical, leitura de cordel e exposição fotográfica assinada pelo fotógrafo Samuel Calado, com imagens dos bebês prematuros internados no hospital.

De acordo com a enfermeira Jackeline Diniz, coordenadora da UTI neonatal do Hospital Maria Lucinda, a ideia de lembrar o Novembro Roxo surgiu do desejo de a equipe festejar a vida de tantos prematuros que já receberam cuidados médicos na instituição e hoje se desenvolvem saudável em suas famílias.

Zona da Mata Sul

O Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO), em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, promove, na quinta-feira (16), no auditório da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa), o 1º Encontro Científico Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro.

As palestras são voltadas para estudantes e profissionais de saúde. A renda do evento será revertida para o 3º Encontro de Prematuros do HJMO, que ocorre na sexta-feira (17) e reúne profissionais, familiares e ex-pacientes do hospital. Inscrições no goo.gl/6cPhWc.