O que fazer diante de uma vítima de parada cardíaca? Vídeo e infográfico da Sobrac explicam

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/11/2017 às 12:10
Segundo a Sobrac, cada minuto sem socorro
diminui em 7 a 10% a
chance de sobrevida (Imagem ilustrativa: Pixabay)
Segundo a Sobrac, cada minuto sem socorro diminui em 7 a 10% a chance de sobrevida (Imagem ilustrativa: Pixabay) FOTO: Segundo a Sobrac, cada minuto sem socorro diminui em 7 a 10% a chance de sobrevida (Imagem ilustrativa: Pixabay)

Você sabe identificar os sinais de uma parada cardíaca? Sabe fazer as manobras de reanimação (massagem cardíaca) ou usar um desfibrilador externo automático (DEA)? Provavelmente, não. Isso porque, no Brasil, o socorro imediato e emergencial para os casos de parada cardíaca (e mesmo primeiros socorros básicos para acidentes mais comuns) ainda é negligenciado e pouco difundido. Histórias reais e fatais ajudam a estimular a educação e conscientizar a população leiga sobre a importância do atendimento imediato em situações críticas, como nos casos de uma parada cardíaca.

Leia também:

Brasil registra 320 mil mortes súbitas por ano decorrentes de arritmias cardíacas

Assista ao vídeo com a simulação de parada cardíaca, que mostra a reação das pessoas e como deve ser o socorro imediato nestas situações:

"Há muitos anos a Sobrac (sigla para Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas) faz alertas e campanhas educativas, inclusive com demonstrações públicas sobre a importância do socorro imediato às vítimas com parada cardíaca. Por isso, enfatizamos na nossa campanha (Coração na Batida Certa) as manobras de reanimação e uso do desfibrilador externo. A parada cardíaca e a morte súbita não dão sinais prévios e quem está por perto pode salvar uma vida”, explica a cardiologista Denise Tessariol Hachul, presidente da Sobrac.

Passo a passo para o socorro a uma vítima de parada cardiorrespiratória:

Clique aqui e confira o infográfico completo da Sobrac, com o passo a passo para o socorro a uma vítima de parada cardiorrespiratória (Imagem: Sobrac)

O infarto cardíaco (morte do tecido muscular do coração por falta de circulação sanguínea) é a principal causa de parada cardíaca e morte súbita no mundo ocidental. Outras causas são a insuficiência cardíaca, que pode ter várias origens, a embolia pulmonar e os problemas congênitos ou geneticamente determinados. Se o socorro é realizado de imediato, em muitos casos é possível reverter o quadro e diminuir os riscos de lesão cerebral, geralmente com sequelas irreversíveis.

Saiba mais: www.sobrac.org/campanha.