Enem: ansiedade pode prejudicar desempenho dos feras; saiba como lidar com o estresse

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/11/2017 às 19:36
Algumas pessoas se sentem paralisadas pela ansiedade e pelo medo, o que acaba por comprometer o desempenho (Foto ilustrativa: Pixabay)
Algumas pessoas se sentem paralisadas pela ansiedade e pelo medo, o que acaba por comprometer o desempenho (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Algumas pessoas se sentem paralisadas pela ansiedade e pelo medo, o que acaba por comprometer o desempenho (Foto ilustrativa: Pixabay)

Nervosismo, medo de que aconteça o pior, mãos suando e incapacidade de relaxar são sintomas relatados por jovens que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Às vésperas das provas, é praticamente impossível os estudantes não passarem por essas sensações típicas de quem tenta uma vaga em cursos superiores das universidades brasileiras.

Leia também:

Redação no Enem 2017: veja 8 temas de saúde que podem cair na prova

"O estresse e a ansiedade ajudam a pessoa a tomar providências para alcançar aquilo o que deseja ou para que evite aquilo que teme. Normalmente, o estresse e a ansiedade são mobilizadores. No entanto, quando em excesso, levam à dificuldade de concentração, já que a pessoa se envolve muito com as suas preocupações. Além disso, alguns se sentem paralisados pela ansiedade e pelo medo, o que acaba por comprometer o desempenho", destaca o psiquiatra Amaury Cantilino, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cada estudante pode encontrar uma forma particular para lidar com a ansiedade e o nervosismo. Isso pode ser feito, por exemplo, através de atividades leves e prazerosas, como as práticas esportivas e a meditação. Escutar música, assistir a um filme e ir à praia também podem ajudar a relaxar às vésperas da prova. Outra iniciativa que conta pontos é manter uma alimentação saudável e equilibrada, bem como descansar adequadamente.

"Dormir bem é mais um aspecto fundamental para a consolidação do aprendizado. Se o indivíduo não dorme a quantidade de horas de que precisa (6 a 8 horas, para a maioria das pessoas), acaba por ter dificuldade em reter as informações adquiridas ao longo do dia. O sono também tem um papel repositor de energia mental. Quem não dorme bem acaba por ter sonolência e lentidão do processamento cognitivo. Dessa maneira, são frequentes as queixas de memória ineficiente e raciocínio lento", frisa Amaury Cantilino.

"Dormir bem é mais um aspecto fundamental para a consolidação do aprendizado", frisa o psiquiatra Amaury Cantilino (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

Portanto, nesta reta final, é hora de desacelerar. Dormir e comer bem são essenciais para os feras estarem dispostos nos próximos dias. Sono e alimentação saudável são fundamentais para o corpo e a mente. Nestes próximos dias, também é importante fazer um checklist do que deve ser levado (ou não) no dia da prova, simular o trajeto até o local da prova para não perder o horário.