Outubro Rosa chega à reta final com atividades e serviços gratuitos de combate ao câncer de mama

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/10/2017 às 9:18
Mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife estará no sábado (28), no Sítio Trindade, em Casa Amarela, para realização de exames (Foto: Irandi Souza/PCR/Divulgação)
Mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife estará no sábado (28), no Sítio Trindade, em Casa Amarela, para realização de exames (Foto: Irandi Souza/PCR/Divulgação) FOTO: Mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife estará no sábado (28), no Sítio Trindade, em Casa Amarela, para realização de exames (Foto: Irandi Souza/PCR/Divulgação)

As atividades de conscientização sobre o câncer de mama chegam à reta final, e a população ainda conta com uma série de eventos que oferecem orientações e serviços gratuitos alusivos ao Outubro Rosa. No Recife, o movimento ganha destaque, nesta sexta-feira (27), na Upinha Dom Helder, em Nova Descoberta, e na Unidade Saúde da Família (USF) Irmã Denise, no Alto José do Pinho, ambas na Zona Norte do Recife. O objetivo é estimular a participação da população no controle da doença, que responde por cerca de 28% dos casos novos de câncer, a cada ano, no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Na Upinha Dom Helder, serão realizadas 80 mamografias, testes de HIV e sífilis, coleta de citologia, limpeza de pele, distribuição de preservativos e orientações de saúde bucal. Já na USF Irmã Denise, as mulheres recebem hoje orientações sobre prevenção do câncer de colo do útero e diagnóstico precoce do tumor na mama.

Ainda nesta sexta-feira (27), a partir das 14h, o Residencial Governador Eduardo Campos, na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, recebe a Feira de Serviços do Outubro Rosa, realizada pela Secretaria de Saneamento do Recife. Aos beneficiários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe e aos moradores do bairro são oferecidos serviços de saúde e beleza. Também será ministrada uma palestra sobre o câncer de mama e distribuído material sobre os cuidados para se ter o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances de cura.

Na ocasião, a diretora da Empresa Diagonal (parceira da Secretaria de Saneamento do Recife nas ações sociais ligadas ao PAC Beberibe), Deise Coelho, relata a experiência pessoal com o câncer de mama e os caminhos que levaram a recuperação. Uma equipe de enfermagem do Distrito Sanitário II também marca presença no local para orientar sobre o tumor, além de oferecer os serviços de aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos.

No sábado (28), o Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte da cidade, oferece 40 exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. A ação, realizada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, conta, ainda, com aferição de pressão arterial e glicemia, aulas de zumba e cross training, além de realizar cortes de cabelo gratuito.

E no domingo (29), a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza o passeio ciclístico Pedala UPE, cuja renda obtida com a venda das camisas (R$ 30 para servidores públicos e R$ 50 para o público em geral) será revertida para compra de um mamógrafo com sistema de estereotaxia, que permite localizar nódulos não palpáveis ou microcalcificações. A campanha é abraçada pelo Rotary Recife, e o equipamento ficará no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

O ponto de concentração é o prédio da Reitoria da UPE, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O público começa a se reunir às 8h, e a saída para a pedalada será às 9h. A ação também arrecada alimentos para instituições de apoio a pacientes ligadas ao Complexo Hospitalar da UPE: a Casa de Chagas (vinculada ao Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Procape) e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAC).

E no Agreste de Pernambuco, o Shopping Difusora, em Caruaru, promove a 9ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama, que fornece métodos para diagnóstico e tratamento do câncer. Nas últimas oito edições, a ação alcançou 44 mil mulheres. A ação acontece, até o domingo (29), no primeiro piso do shopping, das 9h às 18h.