Sesc Casa Amarela promove mutirão para avaliar e orientar idosos sobre prática de atividades físicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/10/2017 às 11:03
Ação realizada pelo Sesc Casa Amarela tem como objetivo contribuir na execução de tarefas diárias pelos idosos (Foto ilustrativa: Pixabay)
Ação realizada pelo Sesc Casa Amarela tem como objetivo contribuir na execução de tarefas diárias pelos idosos (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Ação realizada pelo Sesc Casa Amarela tem como objetivo contribuir na execução de tarefas diárias pelos idosos (Foto ilustrativa: Pixabay)

Exercícios simples e rotineiros, como descer e subir escadas ou carregar livros, podem ajudar os idosos a se fortalecerem. Uma pesquisa, publicada no livro Mais 60: estudos sobre envelhecimento, realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) com 43 mulheres acima dos 60 anos, mostrou que a força física cai de 15% a 20% após os 50 anos. Para incentivar a prática de atividade entre as pessoas dessa faixa etária, o Sesc Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, realiza, na próxima sexta-feira (20/10), um mutirão de avaliação física e funcional que pretende contribuir na execução de tarefas diárias.

Integrando as comemorações do Mês do Idoso, a ação é gratuita, acontece das 7h30 às 13h e oferecerá avaliação física, circuito funcional, aferição de pressão, teste de glicose e quiz de perguntas e respostas sobre nutrição e vivência.

Leia também:

Musicoterapia: saiba como as melodias estimulam a memória e previnem problemas de deglutição em idosos

"Nosso objetivo é orientar sobre a prática de exercícios físicos sistemáticos, mostrando que é possível manter o corpo em movimento, dentro da possibilidade da pessoa, como forma de estimular autonomia e saúde", explica a coordenadora de Assistência Social do Sesc em Pernambuco, Magda Andrade. No Sesc Casa Amarela, os idosos responderão a uma entrevista com informações sobre os motivos para fazer atividades físicas, experiência anterior, preferências e possíveis razões de impedimento da prática, finalizando com a aplicação dos testes.

"A avaliação física e funcional tem como objetivo estimular, de forma individualizada, os sedentários a praticarem atividade física e aos praticantes o acompanhamento para um envelhecimento mais ativo", explica a professora especialista em Avaliação da Performance Humana do Sesc Santo Amaro, Conceição Damascena. Os resultados desse mutirão serão apresentados pela profissional no GeriatRio2017, evento que acontece de 25 a 28 de outubro.

Durante o mutirão, haverá também o acolhimento dos participantes para criar um vínculo de atendimento humanizado e a aplicação de um questionário de consulta social, em que são observadas as condições físicas e funcionais para prescrição de exercício físico, encaminhamentos e orientações sobre o que foi detectado. São captadas informações pessoais, condição socioeconômica, convívio familiar e em grupos e quedas sofridas, entre outras que apontem à necessidade da inclusão deste público em ações sociais.

Serviço

Mutirão para Idosos

Local: Sesc Casa Amarela - Avenida Norte Miguel Arrares de Alencar, 4490 - Zona Norte do Recife

Data: 20 de outubro de 2017

Horário: 7h30 às 13h

Acesso gratuito

Informações: 81 3267-4400