HC será o 1º hospital público de PE a contar com pet scan para o diagnóstico do câncer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/10/2017 às 15:35
Diagnóstico de câncer é facilitado com o aparelho de pet scan (Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh)
Diagnóstico de câncer é facilitado com o aparelho de pet scan (Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh) FOTO: Diagnóstico de câncer é facilitado com o aparelho de pet scan (Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh)

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugura, na próxima quarta-feira (11), às 15h, os equipamentos de pet scan e ressonância magnética, além da reabertura do Centro Cirúrgico Ambulatorial (com quatro salas) e reforma e ampliação do bloco cirúrgico, que passa a operar com dez salas (em vez das seis anteriores), pela primeira vez desde a inauguração do HC, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A unidade será o primeiro hospital público do Estado a possuir o pet scan, aparelho moderno no diagnóstico de câncer. O investimento total foi de R$ 11.314.850. “Esse conjunto de ações beneficia não só os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também as áreas de ensino e pesquisa, setores fundamentais num hospital-escola”, explica o superintendente Frederico Jorge Ribeiro.

O pet scan ou pet ct é um aparelho de diagnóstico por imagem que permite a detecção precoce, o diagnóstico, o acompanhamento e tratamento de câncer e de outras doenças, possibilitando uma visualização eficaz do metabolismo celular. Já a ressonância magnética, outro equipamento de diagnóstico por imagem, fornece imagem em alta definição dos órgãos internos do corpo humano por meio da utilização de um campo magnético. Ela consegue detectar anomalias que outros exames por imagem não conseguem.