Volta ao mundo documenta histórias de mulheres com câncer; curta-metragem será lançado no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/10/2017 às 9:47
O Além da Cura é um projeto idealizado pela cineasta pernambucana Bruna Monteiro, que conta histórias de mulheres de todo o mundo que enfrentam o câncer (Foto: Além da Cura/Divulgação)
O Além da Cura é um projeto idealizado pela cineasta pernambucana Bruna Monteiro, que conta histórias de mulheres de todo o mundo que enfrentam o câncer (Foto: Além da Cura/Divulgação) FOTO: O Além da Cura é um projeto idealizado pela cineasta pernambucana Bruna Monteiro, que conta histórias de mulheres de todo o mundo que enfrentam o câncer (Foto: Além da Cura/Divulgação)

Projeto sem fins lucrativos, o Além da Cura, idealizado pela cineasta pernambucana Bruna Monteiro, conta histórias de mulheres de todo o mundo que enfrentam (ou já enfrentaram) o câncer. No dia 16 de outubro, às 19h30, será exibido o curta-metragem, com depoimentos de entrevistadas de Portugal, França e Alemanha. Será no Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Os ingressos serão vendidos no dia da exibição do curta e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O objetivo é arrecadar fundos para produção de documentário nos cinco continentes.

Leia também:

Em mulheres com câncer de mama, prevalência de depressão pode chegar a 25%, diz psiquiatra

Pesquisa: 58% das mulheres pernambucanas não conhecem o câncer de colo do útero

Em 2017, o Além da Cura completa 2 anos. A parceria com Rafa Mattos, do projeto Plante Amor, Colha o Bem e seu característico regador espalhado pelo Recife, marcam a identidade visual do Além do Rosa, que foi assinada pelo artista carioca residente na capital pernambucana. A ideia é ultrapassar as fronteiras do Outubro Rosa: dar visibilidade a mulheres que tiveram câncer de mama ou outros tipos de tumores e também, como o nome já sugere, ir Além do Rosa, visando a liberdade feminina de poder fugir dos rótulos e se reconhecer da cor que quiser.

Bruna Monteiro, idealizadora do Além da Cura, em Buenos Aires, Argentina. Através do audiovisual, ela escuta mulheres e faz com que sejam ouvidas (Foto: Estéfane Oliveira/Divulgação)

Já no dia 21, no Workspot Coworking, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, às 15h, acontece o lançamento do livro-reportagem O peso do vento, de Bruna Monteiro, que traz relatos de mulheres em tratamento. E no dia 28, será realizado o desfile Elas vão Além, que conta com participação de mulheres que lutam contra o câncer. Será, às 17h, no Marco Pernambucano da Moda, no Centro do Recife.

Continuidade

O objetivo de todos os eventos do Além da Cura é arrecadar fundos para que a produção do documentário tenha continuidade e alcance sua meta de passar pelos cinco continentes. Para isso, a produção ainda precisa passar por Ásia, África e Oceania, conhecendo mais mulheres e compartilhando suas histórias inspiradoras.

Cecília Rodriguez, entrevistada pelo Além da Cura, em Córdoba (Foto: Bruna Monteiro/Divulgação)

Para ajudar na arrecadação, em todos os eventos, haverá pontos com venda de camisetas, o livro O Peso do Vento e outros produtos do projeto. Quem quiser conhecer mais e ajudar: www.alemdacura.com.