Crianças voluntárias do estudo da vacina contra dengue ganham festa na Fiocruz PE

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/10/2017 às 14:59
Crianças também participam, como voluntárias, dos testes que envolvem a vacina contra dengue do Butantan (Foto ilustrativa: Pixabay)
Crianças também participam, como voluntárias, dos testes que envolvem a vacina contra dengue do Butantan (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Crianças também participam, como voluntárias, dos testes que envolvem a vacina contra dengue do Butantan (Foto ilustrativa: Pixabay)

Piscina de bola, pula-pula, algodão-doce e pipoca são algumas das atividades e guloseimas que poderão ser desfrutadas por crianças voluntárias do estudo da vacina contra dengue produzida pelo Butantan, neste sábado (7), na quadra poliesportiva da Fiocruz Pernambuco, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. A festa preparada para 400 pessoas (entre elas, crianças e suas famílias) acontece em comemoração ao Dia das Crianças e é uma iniciativa do Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco, que está responsável pela etapa de teste em humanos, no Recife.

Leia também:

Em Pernambuco, vacina contra dengue do Butantan será testada em 1,2 mil voluntários

Mães com doenças infecciosas podem manter amamentação durante tratamento

No evento, marcado para acontecer das 10h às 13h, os pequenos com idade entre 2 e 12 anos também poderão conferir uma exposição organizada pelo Departamento de Entomologia sobre o ciclo de crescimento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e uma outra mostra dos desenhos coloridos por eles mesmos (na sala de espera do ambulatório onde são atendidos). Várias outras atividades infantis serão capitaneadas por equipes profissionais de entretenimento, acompanhadas por um DJ de música infantil.

"Essa é uma forma de agradecermos a essas crianças que entraram voluntariamente nesse estudo e serão acompanhadas por nós durante cinco anos", explica o pesquisador Rafael Dhalia, coordenador-executivo da fase 3 na capital pernambucana. Participam do estudo pessoas de 2 a 59 anos, moradores do Engenho do Meio, da Várzea e de bairros próximos à Fiocruz Pernambuco. A meta é reunir 1,2 mil voluntários no Estado.

Eficácia

Essa terceira etapa de testes clínicos envolverá o total de 17 mil voluntários, em 14 cidades nas cinco regiões do Brasil, com o objetivo de comprovar a eficácia da vacina. Do total de participantes, dois terços receberão a vacina; um terço, placebo (uma substância com as mesmas características da vacina, mas sem efeito).

A finalidade é descobrir, a partir de exames, se as pessoas que tomaram a vacina, composta pelos quatro tipos de vírus da dengue, ficaram protegidos e se quem tomou o placebo contraiu ou não a doença.

Os testes já estão em andamento em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), dois centros no Estado de São Paulo (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Rio de Janeiro (RJ), Bahia (BA), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).