Surtos de sarampo e rubéola na Europa reforçam necessidade de vacinação no Brasil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/10/2017 às 10:44
Está disponível, no SUS, a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola (Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem)
Está disponível, no SUS, a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola (Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem) FOTO: Está disponível, no SUS, a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola (Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem)

O reaparecimento de doenças já eliminadas no mundo tem preocupado o governo brasileiro. O alerta vem após a divulgação de que países como França, Itália, Alemanha, Bélgica, Bósnia, Geórgia, Cazaquistão, Romênia, Sérvia, Dinamarca e Ucrânia estariam sob risco de surtos de sarampo e rubéola. Embora eliminado no Brasil desde 2001, o sarampo é endêmico em nove países da Europa, como aponta o boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a rubéola, eliminada no Brasil desde 2010, é considerada endêmica em 14 países europeus. Com a globalização, o risco do vírus voltar a circular no País se torna real aumentando a necessidade de manter sempre atualizada a caderneta de vacinação.

Leia também:

Pernambuco alerta sobre a necessidade de vacinar contra sarampo, rubéola e caxumba

Ministério da Saúde amplia público-alvo de seis vacinas no calendário de 2017

O Ministério da Saúde disponibiliza, no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para evitar essas doenças. Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem receber a primeira dose aos 12 meses de idade da tríplice viral e aos 15 (quinze) meses, uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varíola), que corresponde à segunda dose da vacina tríplice viral e uma dose da vacina varicela.

Caso haja atraso na vacinação, crianças até quatro anos de idade ainda poderão receber a vacina com o componente varicela. A partir de cinco até os 29 anos de idade, deverão ser administradas duas doses com a vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 aos de idade devem receber uma dose da vacina tríplice viral.

"A vacina contra essas doenças é a única medida preventiva e a mais segura. É importante que o esquema vacinal esteja completo, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O Brasil tem uma das melhores coberturas vacinais segundo a OMS, e o Ministério da Saúde trabalha na perspectiva de atingir coberturas adequadas a cada ano. Por isso, é importante que a população procure sempre atualizar a caderneta de vacinação”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

Em 2016, a taxa de cobertura da vacina tríplice viral, administrada em crianças de um ano, atingiu 95,4% do público-alvo. O índice é ideal, visto que a meta para esta vacina é de atingir 95% do público, porém, a segunda dose administrada aos 15 meses da vacina tetra viral teve menor adesão, com 89,2% das crianças vacinadas.