Hospital das Clínicas da UFPE realiza mutirão de reconstrução das mamas; saiba como se inscrever

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/10/2017 às 10:12
"Procurei o HC em agosto e logo fui preparada para a operação. Estou ansiosa para que a data chegue logo", diz Vilma Pereira, que será submetida à reconstrução das mamas no dia 19 de outubro (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
"Procurei o HC em agosto e logo fui preparada para a operação. Estou ansiosa para que a data chegue logo", diz Vilma Pereira, que será submetida à reconstrução das mamas no dia 19 de outubro (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem) FOTO: "Procurei o HC em agosto e logo fui preparada para a operação. Estou ansiosa para que a data chegue logo", diz Vilma Pereira, que será submetida à reconstrução das mamas no dia 19 de outubro (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

A reconstrução mamária é um direito das mulheres que se submetem à mastectomia (cirurgia de retirada da mama e indicada no tratamento do câncer que acomete o órgão) e pode ser feita na mesma operação que elimina o tumor. Quando a reparação imediata não é possível, a paciente deve passar pela cirurgia assim que suas condições de saúde permitirem. No mundo ideal, isso deveria acontecer sem esbarrar em obstáculos. Na vida real, apenas 20% das brasileiras submetidas à mastectomia passam pela reconstrução das mamas. O dado é destacado pelo médico Rafael Anlicoara, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Leia também: 

Câncer de mama: reconstrução mamária eleva autoestima e aumenta chances de recuperação

Outubro Rosa: acesso a atendimento é maior desafio contra o câncer de mama no Brasil

Mamografia gratuita: Hospital da Mulher do Recife oferece exame sem marcação prévia

Dedicado a mudar essa realidade, Rafael Anlicoara abraça uma missão no Outubro Rosa: disseminar que não há fila de espera para as mulheres que procuram o HC para fazer a reconstrução mamária. Ele organiza um mutirão de reparação mamária, de 16 a 21 deste mês, no HC. O objetivo é beneficiar mulheres que, por falta de informação, medo e vergonha (ou por qualquer outro motivo), permanecem mutiladas e alimentam a esperança de passar pela cirurgia plástica.

A assistente de departamento pessoal Vilma Pereira, 53 anos, é uma das pacientes que estão na expectativa da reparação da mama. O procedimento será feito durante a ação no HC e está agendado para o próximo dia 19. “Em 2012, fiz mastectomia, seguida por quimio e radioterapia. Só tive vontade de reconstruir a mama de uns meses para cá. Procurei o HC em agosto e logo fui preparada para a operação. Estou ansiosa para que a data chegue logo.”

O cirurgião plástico Rafael Anlicoara explica que existem várias técnicas de reconstrução mamária. A indicação depende da condição clínica de cada paciente (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

A procura pela reparação mamária tem sido pequena. No HC, por exemplo, são realizadas de uma a duas reconstruções mamárias por mês. “E há capacidade para realizar cinco. Queremos aumentar a demanda. As mulheres que não conseguirem participar do mutirão poderão realizar o procedimento daqui a uns meses”, destaca Rafael.

O médico acrescenta que os benefícios da reconstrução das mamas vão muito além da promoção da autoestima. “É uma cirurgia importante, inclusive, para restabelecer a postura. Manter preservado o balanço corporal é fundamental para evitar desvios posturais e dores na coluna.” O depoimento de Rafael sublinha como a ausência de uma das mamas pode levar a alterações da postura corporal, o que pode ser evitado e corrigido com a reconstrução.

As mulheres que têm interesse em fazer a cirurgia reparadora das mamas, mesmo após o mutirão, devem procurar, de segunda a sexta-feira, pela manhã, o 3º andar do HC, onde fica o Ambulatório de Cirurgia Plástica (Foto: JC Imagem)

O cirurgião plástico ainda salienta que a maioria das mulheres podem realizar, no mesmo momento da mastectomia, a reparação das mamas. “Apenas em situações em que o câncer está muito avançado, com o tumor grande ou atingindo outros órgãos, a reconstrução é indicada para ser feita em outra ocasião. A questão é que, no Brasil, vários casos ainda são diagnosticados quando a doença já progrediu. Dessas pacientes geralmente retiramos o tumor, como também muita pele e músculo. Isso dificulta a reparação imediata”, explica Rafael.

As mulheres que têm interesse em fazer a cirurgia reparadora devem procurar, de segunda a sexta-feira, pela manhã, o 3º andar do HC, onde fica o Ambulatório de Cirurgia Plástica. É preciso levar encaminhamento do mastologista ou oncologista. Não há necessidade de agendamento prévio.