Mamografia gratuita: Hospital da Mulher do Recife oferece exame sem marcação prévia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/10/2017 às 10:30
Na programação do Outubro Rosa do Hospital da Mulher do Recife, estão realização de mamografia, sem agendamento prévio, para as recifenses entre 50 e 69 anos (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem)
Na programação do Outubro Rosa do Hospital da Mulher do Recife, estão realização de mamografia, sem agendamento prévio, para as recifenses entre 50 e 69 anos (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem) FOTO: Na programação do Outubro Rosa do Hospital da Mulher do Recife, estão realização de mamografia, sem agendamento prévio, para as recifenses entre 50 e 69 anos (Foto: Fernando da Hora/Acervo JC Imagem)

Em alusão ao movimento Outubro Rosa, mês que marca a luta contra o câncer de mama, o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, preparou uma semana de atividades nesta semana. A unidade está realizando exames de mamografia por demanda espontânea, sem necessidade de marcação prévia, além de oferecer atividades de bem-estar e palestras de conscientização sobre o tumor mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. “Quanto mais cedo a doença for encontrada, maiores as chances de cura”, destaca a diretora-geral do HMR, Isabela Coutinho. Serão disponibilizados 40 exames por dia, sendo 20 pela manhã e 20 à tarde.

Leia também: 

ONG CasaRosa inicia nesta terça-feira (3) agendamento para mamografias gratuitas

‘O câncer de mama não é o centro da minha vida’, diz advogada ao compartilhar experiências contra doença

Calendário e exposição reúnem fotografias de mulheres que lutam contra o câncer de mama

Para ter acesso ao serviço, a mulher precisa estar com idade entre 50 e 69 anos, critério estabelecido pelo Ministério da Saúde para realização da mamografia. Além disso, o cartão SUS precisa ser do Recife. Ao chegar ao hospital, essas mulheres têm acesso também a ações educativas e de autoestima, distribuídas ao longo da semana, como cuidados com o cabelo (corte e escova), limpeza de pele, educação física e saúde bucal. Ainda há minipalestras sobre nutrição, cuidado com as mamas, depressão e câncer de mama.

O atendimento é por ordem de chegada e preenchimento do número de vagas oferecidas. É importante levar um documento de identificação e o cartão SUS do Recife. Os exames e atividades acontecem até a sexta-feira (6).

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão.