Academia Pernambucana de Letras ganha luz cor-de-rosa no mês de combate ao câncer de mama

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/10/2017 às 9:48
A Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, está iluminada de cor-de-rosa para marcar a luta contra o câncer de mama (Foto: Divulgação)
A Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, está iluminada de cor-de-rosa para marcar a luta contra o câncer de mama (Foto: Divulgação) FOTO: A Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, está iluminada de cor-de-rosa para marcar a luta contra o câncer de mama (Foto: Divulgação)

Para lembrar a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequando contra o câncer de mama, a Academia Pernambucana de Letras, que fica no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, abraça o movimento Outubro Rosa. A instituição já está com a fachada neoclássica, do século 19, toda iluminada de rosa.

Leia também: 

Diagnóstico tardio do câncer de mama preocupa mastologistas

As luzes na cor que faz alusão ao tumor mais frequentes entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma,  realçam a fachada do prédio durante todo o mês de outubro.

Visitação gratuita

O casarão-sede foi reformado recentemente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Academia Pernambucana de Letras é aberta a visitações gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O agendamento deve ser feito pelo telefone da instituição: 81 3268-2211.

O acervo da academia contempla objetos de época (mobiliário e louças), além de uma vasta pinacoteca (pinturas assinadas por artistas pernambucanos, de vários estilos, inclusive imagens que retratam o Barão Rodrigues Mendes, rico comerciante português que adquiriu o solar em torno do ano de 1863).

Fundada em 26 de janeiro de 1901 por um grupo de idealistas, liderados pelo escritor Carneiro Vilela, a Academia Pernambucana de Letras é a terceira do Brasil, criada dentro dos padrões estabelecidos pela Academia Francesa.