Calendário e exposição reúnem fotografias de mulheres que lutam contra o câncer de mama

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/10/2017 às 13:07
Mulheres que lutam contra o câncer de mama participam da edição 2018 do Guerreiras do Calendário (Foto: Kaká Morais/Divulgação)
Mulheres que lutam contra o câncer de mama participam da edição 2018 do Guerreiras do Calendário (Foto: Kaká Morais/Divulgação) FOTO: Mulheres que lutam contra o câncer de mama participam da edição 2018 do Guerreiras do Calendário (Foto: Kaká Morais/Divulgação)

Dez mulheres contam, através do projeto Guerreiras do Calendário, como lutam contra o câncer de mama. A ação será lançada nesta segunda-feira (2/10), às 18h, no piso L3 do Plaza Shopping, em Casa Forte, Zona Norte do Recife. A edição 2018 do Guerreiras do Calendário volta a destinar a renda para a aquisição de um mamógrafo para o Serviço de Mastologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife. A ocasião também marca a abertura da Exposição Guerreiras do Calendário, no mesmo local (até o dia 15 deste mês) e da campanha arrecadação de lenços que serão doados para mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer.

Leia também:

Outubro Rosa: Começa o mês de conscientização e combate ao câncer de mama

‘O câncer de mama não é o centro da minha vida’, diz advogada ao compartilhar experiências contra doença

Outubro Rosa: acesso a atendimento é maior desafio contra o câncer de mama no Brasil

O calendário é no formato de mesa e será vendido por R$ 25. Em 2018, a temática aborda o tema Prazer em Viver, o que estimulou as dez mulheres e os dois homens do projeto a falar sobre o que lhes fazem bem. As fotos foram produzidas por Kaká Morais. Além de ilustrarem os 12 meses do ano, as imagens dos modelos farão parte de uma exposição itinerante em vários pontos do Recife.

A empresária e publicitária Carol Pessoa de Melo, 38 anos, é uma das mulheres que participam do projeto. Ela descobriu o câncer de mama em 2012 (Imagem: Divulgação)

Conheça, no vídeo abaixo, a história de Carol:

Leia também: Outubro Rosa: Exercício físico oferece proteção de até 25% contra o câncer de mama

No local, além dos calendários, o público poderá adquirir camisas UV, canecas e canetas em alusão ao projeto. É uma forma de ampliar a obtenção de recursos para os fins desejados. O projeto, que chega ao seu quinto ano, traz mulheres que passaram ou passam pela luta contra o câncer de mama, além de homens que também estão nesse desafio. Elas e eles ilustram as páginas dos 12 meses do ano. O Guerreiras do Calendário é uma iniciativa que conta com a parceria do Rotary Distrito 4.500 e da Ítalo Bianchi, além do Studio Fotográfico Kaká Morais e do Plaza Shopping.

A proposta do Calendário 2018 é obter recursos que possam auxiliar na compra do mamógrafo o Serviço de Mastologia do Huoc. Esse equipamento atualmente está avaliado em U$ 350 mil. Desde a edição 2017 que o trabalho vem sendo direcionado a esse foco. A ideia é unir a arrecadação da venda dos calendários com recursos oriundos de outras unidades rotárias espalhadas pelo Brasil e mundo. Nas edições anteriores, a arrecadação beneficiou entidades como o Hospital São Lucas, em Fernando de Noronha, o Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) - os dois últimos no Recife.

Lenços

Quem for conferir a exposição no Piso L3 do Plaza Shopping, que fica aberta ao público até o dia 15 de outubro, pode ainda ajudar mulheres que estão em tratamento de câncer. No local, haverá um ponto de coleta de lenços, que serão doados a diversas instituições que tratam pacientes com a doença.