Prevenção ao suicídio: Programa online discute ações do Setembro Amarelo 2017

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/09/2017 às 17:34
Psiquiatra Kátia Petribú, presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, será uma das convidadas de debate transmitido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem)
Psiquiatra Kátia Petribú, presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, será uma das convidadas de debate transmitido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem) FOTO: Psiquiatra Kátia Petribú, presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, será uma das convidadas de debate transmitido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem)

Para fechar a programação especial em referência ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) realizará uma retrospectiva das ações realizadas pelo País este ano durante o ABP TV desta segunda-feira (25), às 21h, programa transmitido ao vivo pela internet na fanpage da entidade no Facebook. Entre os convidados está a psiquiatra Kátia Petribú, presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP), mestre em neuropsiquiatria e ciências do comportamento, doutora em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia e professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE).

Leia também:

» Suicídio: 90% dos casos podem ser evitados

» Luto por suicídio: falar sobre o tema significa cuidar da dor de quem fica

» Corrente do bem: página na web viraliza com tirinhas contra o suicídio

» Pernambuco é o 10º Estado brasileiro com mais casos de suicídios, aponta boletim do Ministério da Saúde

Também participarão do programa o psiquiatra Alexandre Paim, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurologia Clínica e Experimental (NUPNEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e Doutor em Ciências Médicas pela UFSC e vice-coordenador da Campanha Setembro Amarelo ABP/CFM. Quem conduzirá o bate-papo será o médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), diretor tesoureiro e superintendente técnico da ABP e coordenador da Comissão Nacional do Setembro Amarelo da ABP.

Em Pernambuco, a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) promoveu e apoiou diversas atividades para marcar o Setembro Amarelo no Estado. Entre as atividades, ato de valorização à vida no Parque Dona Lindu, debates e exibição de documentários em universidades, palestras gratuitas e jornadas científicas.

O Casa Saudável também abraçou a causa e abordou o assunto ao longo do mês com diversas matérias e debates na TVJC. Estiveram na Central de Conteúdo do SJCC (Sistema Jornal do Commercio de Comunicação) para falar sobre o assunto diversos especialistas, que discutiram conosco os principais sinais de alerta na prevenção ao suicídio, os números de suicídio entre os idosos, a empatia na prevenção ao suicídio e outros aspectos.

O Setembro Amarelo foi trazido para o Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). De sua criação até os dias atuais, a campanha cresce mais a cada ano, desmistificando o assunto e conscientizado diferentes setores da sociedade sobre a importância de falar sobre o suicídio.

Os interessados em participar da última edição especial da ABP TV em referência ao Setembro Amarelo podem enviar suas perguntas pelo Linha Direta, seção no site da entidade, e pela área de comentários nas transmissões ao vivo do Facebook e do Youtube.