Zika vírus pode causar danos aos testículos e esterilidade, destaca pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2017 às 9:32
Os testes da vacina que está sendo desenvolvida pelo IEC, em parceria com os institutos norte-americanos, também tiveram sucesso na proteção de animais machos (Foto: IEC/Divulgação)
Os testes da vacina que está sendo desenvolvida pelo IEC, em parceria com os institutos norte-americanos, também tiveram sucesso na proteção de animais machos (Foto: IEC/Divulgação) FOTO: Os testes da vacina que está sendo desenvolvida pelo IEC, em parceria com os institutos norte-americanos, também tiveram sucesso na proteção de animais machos (Foto: IEC/Divulgação)

Testes em camundongos e macacos mostraram que a vacina contra zika desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), vinculado ao Ministério da Saúde, apresentou resultado positivo. Além dos testes em fêmeas, foram realizados outros em camundongos machos. Um dos achados científicos inéditos é que o vírus zika pode ser capaz de causar esterilidade. A infecção nos animais reduziu consideravelmente a quantidade de espermatozoides, a mobilidade deles (ficaram praticamente imóveis) e o tamanho dos testículos (atrofia). Esses testes não foram realizados nos macacos.

Leia também: Vacina contra zika previne a doença na gestação

No entanto, ainda é cedo para afirmar que esse efeito (esterilidade) também se aplica aos seres humanos. O diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Pedro Vasconcelos, ressalta que é preciso mais estudos para entender a dimensão deste problema. “Há uma preocupação de que esse achado evidencie que possa ocorrer um impacto similar entre os seres humanos, contudo ainda não há nenhum estudo que demonstre isso”, pontuou Pedro Vasconcelos.

A pesquisa não chegou a testar a capacidade dos animais de engravidarem fêmeas após os danos constatados nos testículos. Por isso, de acordo com o diretor do IEC, Pedro Vasconcelos, ainda não é possível apontar o impacto de esterilização nesses animais. “Estamos iniciando um novo experimento nesse sentido para verificar o impacto desta esterilidade na copulação dos animais. O que se sabe é que há uma grande quantidade de vírus na excreção do esperma, que significa que o vírus tem bastante capacidade de se replicar, causando a destruição das células que resulta em diminuição (atrofia) dos testículos e, consequentemente, a esterilidade”, concluiu o diretor do IEC.

Saiba mais

Os testes da vacina que está sendo desenvolvida pelo IEC, em parceria com os institutos norte-americanos, também tiveram sucesso na proteção de animais machos. Além de demonstrar efetividade entre as fêmeas de camundongos e macacos, prevenindo a transmissão do vírus zika aos seus bebês, a vacina foi capaz de impedir danos aos testículos dos camundongos machos vacinados.

A parceria para essa pesquisa foi firmada em fevereiro de 2016 a partir de acordo internacional visando o desenvolvimento de vacina contra o vírus zika. O Ministério da Saúde vai destinar um total de R$ 7 milhões nos próximos cinco anos (até 2021) para o desenvolvimento e produção da vacina. O imunobiológico em desenvolvimento utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado de apenas uma dose, já que vacina com vírus vivo são altamente capazes de estimular o sistema imunológico e proteger o organismo da infecção.