Vacinação de crianças e adolescentes segue até esta sexta-feira

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/09/2017 às 11:57
Iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos (Foto: Ashlley Melo / JC Imagem)
Iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos (Foto: Ashlley Melo / JC Imagem) FOTO: Iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos (Foto: Ashlley Melo / JC Imagem)

Segue até esta sexta-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para o público infantil, o calendário de vacinação oferta 14 vacinas. Já para adolescentes, são cinco. Pais ou responsáveis deverão levar o cartão de vacina à unidade de saúde, para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

Leia também:

» Sarampo: com o risco de reintrodução do vírus, Pernambuco orienta sobre a vacinação

» Vacinação contra HPV em meninos diminuirá circulação do vírus, defende entidade médica

» Surtos de caxumba levam o governo de Pernambuco a reforçar a importância da vacinação

» Incidência de meningite é maior na infância. Especialista alerta para importância da vacinação

As vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegem, entre outras doenças, contra sarampo, coqueluche, difteria, tétano, HPV, meningite, poliomielite, hepatites A e B. "É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes para os postos de saúde munidos da caderneta de vacinação. Os profissionais irão analisar o documento e aplicar as doses que forem necessários. Precisamos lembrar que as vacinas podem proteger contra diversas doenças. Além disso, é preciso finalizar os esquemas vacinais para que haja a efetiva proteção", afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.