Livro aborda o câncer de forma lúdica para as crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/09/2017 às 15:03
Livro traz inúmeras reflexões sobre o enfrentamento de tema tão delicado, que servem tanto para as crianças como para os adultos (Foto ilustrativa: Pixabay)
Livro traz inúmeras reflexões sobre o enfrentamento de tema tão delicado, que servem tanto para as crianças como para os adultos (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Livro traz inúmeras reflexões sobre o enfrentamento de tema tão delicado, que servem tanto para as crianças como para os adultos (Foto ilustrativa: Pixabay)

Em 2015, aos 47 anos, a historiadora paulista Anna Maria Mello foi diagnosticada com câncer de mama. Ao ter que lidar com o susto da afilhada ao vê-la sem cabelos por causa da quimioterapia e conviver com a tristeza das filhas que acompanhavam seu tratamento, decidiu escrever um livro que ajude os familiares e profissionais a abordarem tema tão delicado com os mais jovens. Assim nasceu o 'Cabelos vão, Cabelos vêm. O que é que a mamãe tem?', obra infantil lançada no País pela editora Chiado.

A publicação conta a história de Clara, uma menina de 5 anos que descobre que sua mãe está com câncer. Baseada na história de vida de Anna Maria Mello, o livro traz inúmeras reflexões, que servem tanto para as crianças como para os adultos. A importância da união da família em períodos difíceis, o suporte físico e emocional dos amigos e familiares e a doação de cabelos para a confecção de perucas estão entre os temas abordados. Embora a publicação seja destinada para crianças de 7 a 10 anos, é indicado também para pessoas que apoiam a causa.

Imagem da capa do livro “Cabelos vão, Cabelos vêm. O que é que a mamãe tem?”

Em São Paulo, o livro será lançado no dia 1º de outubro. A obra também estará disponível para venda no site de diversas livrarias. Quem preferir, também poderá comprar o livro na versão digital (E-book).

A autora

Formada em história pela Universidade de São Paulo (USP), Anna Maria Mello sempre atuou em projetos de pesquisas sobre a história da criança brasileira, participando de congressos ligados ao tema e lecionando para adolescentes em colégios públicos e privados. Mãe de Julia e Carolina, ligou-se ainda mais ao universo infantil a partir da maternidade, trabalhando com festas personalizadas.

Ao receber o diagnóstico de câncer de mama, decidiu incentivar as famílias que também se encontram frente a este desafio a abordar o assunto com as crianças. Formada voluntária pela União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM), além de realizar trabalhos sociais, Anna Maria também passou a dar palestras sobre resiliência. Atualmente faz pós-graduação em Escrita Literária - Formação de Escritores no Instituto Vera Cruz.

Serviço

“Cabelos vão, Cabelos vêm. O que é que a mamãe tem?”

Autora: Anna Maria Mello

Número de páginas: 88

ISBN: 978-989-52-0177-8

Gênero: Infantil - Dos 7 aos 10 anos

Preço: R$ 34 (Livro) / R$ 9 (Ebook )

O livro também está disponível para venda no portal da editora Chiado: https://www.chiadoeditorakids.com/livraria/cabelos-vao-cabelos-vem