Cabo convoca adolescentes para opinar sobre atenção à saúde dos jovens no município

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/09/2017 às 11:36
Iniciativa faz parte da ação 'Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes', do Ministério da Saúde (Foto ilustrativa: Pixabay)
Iniciativa faz parte da ação 'Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes', do Ministério da Saúde (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Iniciativa faz parte da ação 'Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes', do Ministério da Saúde (Foto ilustrativa: Pixabay)

Para melhorar o serviço de atenção básica à saúde dos adolescentes no município, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, convoca jovens moradores da cidade para comparecer a determinadas unidades e participar de entrevistas com os profissionais da rede. A iniciativa faz parte da ação 'Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes', do Ministério da Saúde (MS). Os encontros acontecem nestas terça (12), quarta (13) e quinta (14).

Leia também:

» Baleia Azul: “Recife não possui serviço de apoio a adolescentes”, alertam psiquiatras

» “Crianças e adolescentes precisam perceber que têm espaço na vida dos pais”, diz psicóloga

» Obesidade em adolescentes pode ser causada por falhas de mastigação, diz estudo

» Atual geração de adolescentes poderá ter surdez precoce, alerta estudo

As entrevistas acontecerão nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Charneca 2, Charnequinha 1, Itapuama, Pirapama e Santa Rosa, locais escolhidos para o programa-piloto. O questionário também será aplicado para profissionais de saúde e demais usuários das USFs. Os dados serão encaminhados para o Ministério da Saúde.

Segundo Nobélia Duarte, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde do Cabo, o público-alvo da ação está numa faixa etária que não apresenta adoecimento frequente. Mas, por outro lado, necessita de informações sobre saúde sexual e reprodutiva. “É preciso que os jovens vejam nas unidades da Atenção Básica um parceiro para orientação sobre questões do direito reprodutivo, mudanças do corpo, etc. Com a informação correta chegando até ele (adolescente) é possível diminuir os agravos nesta faixa etária”, ressalta.

Programação

Terça-feira (12.09)

8h – USF Charnequinha 1

3h – USF Santa Rosa

Quarta-feira (13.09)

8h – USF Charneca 2

13h – USF Pirapama

Quinta-feira (14.09)

8h – USF Itapuama