Mamógrafo móvel do Recife realizará 1.800 exames em setembro

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/09/2017 às 8:05
O resultado do exame é entregue em 15 dias na unidade de referência de cada ação (Foto: Irandi Souza / PCR)
O resultado do exame é entregue em 15 dias na unidade de referência de cada ação (Foto: Irandi Souza / PCR) FOTO: O resultado do exame é entregue em 15 dias na unidade de referência de cada ação (Foto: Irandi Souza / PCR)

Ao longo deste mês, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife deve realizar 24 ações em sete Distritos Sanitários da capital pernambucana. A estimativa é que sejam realizados 1.800 mamografias em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária considerada de risco para câncer de mama pelo Ministério da Saúde.

Leia também:

» “Existe algo a mais no câncer de mama”, diz psiquiatra, ao falar sobre impacto psicológico da doença

» Em mulheres com câncer de mama, prevalência de depressão pode chegar a 25%, diz psiquiatra

» Conheça mitos e verdades sobre câncer de mama

» Conheça a quimioprevenção, indicada para mulheres com alto risco para desenvolver câncer de mama

Não é necessário fazer marcação prévia para as ações do mamógrafo, mas é recomendado chegar cedo ao local, já que são disponibilizadas 80 fichas diárias para a realização do exame, com exceção das ações realizadas aos sábados, em que são disponibilizadas apenas 40 (turno manhã). O horário de atendimento do mamógrafo nas comunidades é das 8h às 17h.

O resultado do exame é entregue em 15 dias na unidade de referência da ação ou na unidade do bairro onde a ação aconteceu.

Balanço

De janeiro até junho deste ano, o caminhão do mamógrafo recebeu 7.373 mulheres. Foram realizados em todo o município 12.282 mamografias, tanto nas ações no mamógrafo como na rede conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS).